Polícia do Paraguai mostra serviço e apreende 370 quilos de cocaína e apreende 7 aviões do tráfico

Um total de 370 quilos de cocaína e sete aeronaves foram apreendidos e sete pessoas foram presas durante a “Operação Espantalho” realizada por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) neste domingo (6) nos departamentos de Concepción e Misiones. Um dos detidos foi Carlos Antonio Lopez Viveros, sobrinho do “narcopiloto” Juan Domingo Viveros Cartes, que está atualmente cumprindo pena por tráfico de drogas.

A “Operação Espantalho” começou por volta de 11h40 de ontem, quando um grupo de agentes especiais invadiram um pequeno aeroporto localizado no Hotel “San Jose’i”, que está localizado a cerca de 15 quilômetros da colônia de San Alfredo e a 70 quilômetros de Concepción. Os agentes encontraram no local um carregamento de 370 quilos de cocaína boliviana, que estava em um avião com o registro paraguaio ZP-BAA.

Ainda na operação, foi preso o capataz do estabelecimento, com quem apreenderam dois veículos 4×4 que estavam no lugar, por ordem do procurador-interveniente Jorge Kronawetter.

Em San Juan Bautista

Quase ao mesmo tempo, outro grupo de agentes especiais Senad explodiu em um hangar da empresa “Aerotáctica SA”, localizado na empresa Ibáñez Rojas, da capital do Departamento de Misiones, a cerca de dois quilômetros da Rota 1 “Mariscal Francisco Solano López “. No lugar, eles apreenderam mais seis aviões e três caminhonetes 4×4, uma delas com um fundo duplo no tanque de combustível para transportar drogas de um ponto a outro.

Esse procedimento foi conduzido pelo promotor Javier Ibarra e agentes da Senad, que prenderam o proprietário do estabelecimento aeronáutica, o piloto Carlos Antonio Viveros López, 43 anos, suspeito de fornecer cobertura para as principais redes de tráfico de drogas que operam no país vizinho.

O detido é também o filho de Francisco Viveros Cartes e sobrinho de Juan Domingo “Papacho” Viveros Cartes, que atualmente está cumprindo uma sentença de oito anos de prisão por tráfico de drogas depois de ser condenado por um tribunal em 10 de abril deste ano.

Também caíram os outros pilotos Miguel Angel Cortessi Penzzi e José Manuel Martínez Viveros, bem como os co-pilotos Carlos Antonio Lopez e Ruben Gonzalez Medina Granados. Na mesma operação, o argentino Ariel Eduardo Robles Maldonado e o chileno Carlos Fernando Cifuentes Wieler foram presos.

Ainda há a suspeita do envolvimento do ex-vereador da cidade de Concepción, Eleucipo Cáceres Centurion (PLRA), com base em um dos caminhões apreendidos no procedimento. Ele estava foragido até ser capturado em San Alfredo em 30 de setembro de 2015.

O ex-chefe da Senad revelou que o piloto Carlos Antonio López usou sua empresa “Aplicações Aéreas” como uma cobertura para o transporte de drogas da Bolívia para o Brasil, com trânsito através Paraguai. De acordo com a investigação, ele dirigiu as operações de resgate e entrega de drogas para uma organização criminosa sediada na cidade brasileira de São Paulo (SP).

Ele acrescentou que o grupo apresentou pelo menos 1.000 quilos de cocaína boliviana por mês para o mercado brasileiro, pagando US$ 20 mil por quilo. De acordo com o estudo, Viveros López fez voos bi-semanais a partir de San Juan Bautista hangar em diferentes cidades bolivianas de recolher cargas de até 500 quilos de cocaína.

Em sua viagem de retorno, ele fez uma escala em pistas clandestinas de departamentos Concepción ou Amambay, onde reajustadas sua carga e combustível reabastecido seu avião. Por isso ele subornou os capatazes dos estabelecimentos usados ​​para descer. Carlos Antonio Lopez Viveros acabou por ser condenado a 18 anos de prisão em 6 de março de 2015 um tribunal composto por juízes Elsa Garcia, Digno Arnaldo Fleitas e Mesalina Fernández.

Ruben Granados Carlos Gonzalez Medina e impôs uma pena de 13 anos de prisão, enquanto Nelson Fabián Sánchez foi condenado a 7 anos de prisão e Peter Rogalski apenas 2 anos. Este último foi liberado após a suspensão da execução da sentença.