Polícia do Paraguai faz nova investida contra PCC, prende 7 e apreende arsenal de guerra

A Polícia do Paraguai desferiu mais um duro golpe contra a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), que nos últimos anos tem se fortalecido no país vizinho. Na manhã de ontem (10), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), foram presos sete “soldados” do grupo durante uma operação policial.

Os criminosos, todos de nacionalidade brasileira, são considerados poderosos traficantes de drogas na fronteira entre o Paraguai e o Brasil. Além disso, os policiais paraguaios apreenderam com o grupo as armas de fogo de diferentes calibres, munições e tijolos de maconha.

O procedimento foi comandado pela agente fiscal de Assunção, Alicia Sapriza, que, por sua vez, contou com o apoio de agentes da Polícia da Unidade Especial de Antidrogas de Pedro Juan Caballero, da Diretoria contra Dados Econômicos e Financeiros Puníveis e das Forças Especiais de Operações Policiais.

O promotor Hugo Volpe mencionou que todos os detidos são membros do PCC e que após as prisões será analisada ​​a possibilidade de expulsá-los do país. Dois dos detentos foram identificados como Marcelo Ferrucci dos Santos, 41 anos, que tem um mandado de prisão pendente no Brasil por tráfico de drogas, e Kevin Alexandre de Oliveira Shimabukuro, 19 anos, ambos são considerados dois traficantes fortes da fronteira no norte do Paraguai.

Foram apreendidas outras cinco pessoas identificadas como Dreissi Davanco Leal Pereira, Andreia Elias de Sousa, Francia Le Sobares de Oliveira, Nelson Simões Gonçalves e Mates Ferreira Feitosa. Todas essas pessoas estavam dentro de uma casa de dois andares localizada entre as ruas de Guavirami e Padre Hugo Irala Troche, na capital do Departamento de Amambay, que foi invadida às 5h30.

Dentro da casa foram encontrados dois fuzis de assalto M4, um fuzil Ak-47, uma espingarda da marca Chamber, quatro pistolas Turkish Canik, uma pistola Taurus PT 809, uma pistola Glock 17, bem como vários carregadores para armas longas e curtas, com suas respectivas munições, quatro coletes à prova de balas, dois furgões e uma motocicleta. Além disso, foram descobertos dois sacos com 52 tabletes de maconha prensada que teriam cerca de um quilo cada.

Mais armas de guerra

De acordo com fontes do submundo do narcotráfico, ainda teria um grande número de armas de grande calibre nas mãos de mais de 100 soldados do PCC, que só estariam à espera de ordens dos chefões para iniciar uma série de ajustes de contas no Departamento de Amambay.

Tudo indica que assim que a extradição de Jarvis Chimenes Pavão para o Brasil for realizada, onde ele deve enfrentar uma pena por tráfico de narcóticos, a fronteira pode se tornar um verdadeiro campo de guerra em que as facções rivais do narcotráfico irão lutar pelo controle do maior corredor de cocaína traficados da Colômbia, Peru e Bolívia.