Polícia do Paraguai faz megaoperação contra juiz e promotora por lavagem de dinheiro

A Polícia do Paraguai realizou, ontem (01), uma megaoperação na sede do Ministério Público de San Juan Nepomuceno, no Departamento de Caazapá, e no Tribunal da Paz da mesma localidade para buscar documentos que comprovariam os crimes de lavagem de dinheiro e de enriquecimento ilícito praticados por uma promotora de Justiça e um juiz de paz.

Trata-se da promotora Karina Escurra e seu marido, o juiz da paz Nery Martínez, sendo que a investigação também é contra uma assistente fiscal identificada como María Laura Rivera. Uma das casas do casal também foi vistoriada pelos policiais, sendo que agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) também participaram da operação.

“Cinco abordagens simultâneas foram realizadas por uma equipe de promotores liderados pelos agentes Josefina Aghemo e Rene Fernandez. A entidade fiscal, o Tribunal, duas casas particulares e uma empresa financeira foram reviradas”, informou o Ministério Público, explicando que a empresa financeira foi alvo devido a suspeita de operações paralelas ilícitas.

Presume-se que a entidade seria a principal fonte de lavagem de dinheiro, proveniente de atividades de tráfico de drogas. Ainda durante a megaoperação, as autoridades encontraram G$ 200 milhões em um escritório do juiz de paz. O agente Rene Fernandez disse que encontrou, em espécie, G$ 140 milhões, US$ 8 mil e outras moedas estrangeiras, de modo que o montante seria superior a G$ 200 milhões.

Outra observação interessante é que a informação financeira alegada pela empresa financeira, chamada de Finaespress, é o nome do irmão de Karina Escurra, Javier Escurra de Silvero. O representante do Ministério Público informou que agiu por meio da denúncia de crimes de usura, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.

Nas vistorias, eles apreenderam uma série de documentos que confirmam os fatos relatados, tais como cheques e notas promissórias e dinheiro referido em espécie, em guarani, dólar e outras moedas estrangeira, além de carros e uma motocicleta com documentação quantidades aparentemente irregular.