Polícia do Paraguai encontra na fronteira um centro gigante de armazenamento e processamento de maconha

Os agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) descobriram um centro gigante de armazenamento e de processamento de maconha escondido na zona rural da Vila Estrellita, um distrito localizado a apenas 35 quilômetros de distância da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã (MS). No local foram encontradas várias barracas que abrigavam milhares de quilos da droga recentemente colhida, além de toda o maquinário usado para prensar a maconha.

Um dos toldos instalados foi usado como um depósito de 2.358 quilos de maconha já processada e pronta para ser enviada ao mercado brasileiro. O centro de armazenamento e processamento foi instalado no meio de uma montanha, que só pode ser alcançada através de caminhos estreitos, aparentemente abertos pelos mesmos traficantes.

Somente algumas dessas estradas foram habilitadas para a entrada de caminhões que extraíram toneladas de maconha prensada. Um fato que chamou a atenção dos agentes da Senad foi a logística que contava os traficantes, o que tornou quase impossível para as agências de segurança surpreendê-los e detê-los no local.

Enquanto cerca de 50 homens trabalhavam no processamento da droga (colheita, secagem e pressão), outros elementos da logística foram espalhados nos principais pontos de entrada para a área, onde fingiam trabalhar em pequenas empresas madeireiras e cujo trabalho real era alertar sobre a presença de policiais na região.

Evidentemente, a ação desses “batedores” foi bem-sucedida, já que todos os narcotraficantes que operavam nos campos conseguiram escapar a pé alguns e outros em motocicletas antes da chegada dos agentes.