Polícia do Paraguai descobre estrutura gigante do PCC para lavar dinheiro da droga na fronteira

elton-leonel-rumich-da-silva-alias-galan-_367_573_1442929

O fugitivo Elton Leonel Rumich da Silva, conhecido pelo apelido de “Galã”

Uma estrutura gigante criada pela organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) para lavar somas consideráveis de dinheiro sujo do narcotráfico foi descoberta e desmantelada durante operações simultâneas da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) nos departamentos de Concepción e Amambay, região de fronteira seca do Paraguai com o Brasil.

O fugitivo Elton Leonel Rumich da Silva, conhecido pelo apelido de “Galã”, aparece como o chefe da estrutura, que incluía fazendas de criação de bovinos, estações de serviço e vários edifícios em diferentes partes do Paraguai.

Durante os procedimentos, dois testas de ferro da organização criminosa foram presos, um deles é Rony Maximiliano Román Ramírez, um dos principais colaboradores de Galã, e que aparece como proprietário da empresa RSS Internacional S/A. O outro capturado é Claudio Daniel Melgarejo Mereles, que também figura no esquema criminoso.

Segundo os investigadores, essa estrutura gigantesca foi instalada na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira seca com o Brasil, após o ataque que matou o mafioso Jorge Rafaat Toumani na noite de 15 de junho passado na cidade a tiros de uma metralhadora de calibre .50.

Na verdade, Galã foi acusado de ser o mentor intelectual e executor do assassinato de Rafaat, uma vez que esse controlava toda a área de fronteira e não permitia que outros criminosos, tanto do PCC, quanto do Comando Vermelho, ser instalassem na região.

A estrutura desmontada criou duas empresas de fachada: a RSS Internacional S/A e Notle S/A. No conselho de administração de ambas as empresas figuravam como presidente Ronald Rodrigo Benites, uma das identidades falsas utilizadas por Galã para operar no Paraguai.

Entre as propriedades invadidas como parte da operação estão uma fazenda de gado em Concepción e dois edifícios ainda em construção localizados no centro de Pedro Juan Caballero. Em todos os lugares foram apreendidas documentações importantes que mostram a magnitude da estrutura criminosa.