Polícia Civil de MS prende gerente de “Minotauro”, acusado de mandar matar policial em Ponta Porã

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu, nesta quinta-feira (5/4), em Ponta Porã (MS), que faz fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, o gerente do brasileiro Sergio de Arruda Quintiliano, mais conhecido como “Minotauro”, que é apontado como o mandante da execução do policial civil Wescley Dias Vasconcelos, 37 anos, com mais de 30 tiros de fuzil AK-47, no dia 6 de março quando ele chegava a uma residência situada na Rua Campo Grande, no Bairro Reno.

Trata-se do brasileiro Roderlei Alexandre Bernardino, 39 anos, que é natural de Umuarama (PR) e estava morando na Rua Poxoréu, no Bairro Coophafronteira, em Ponta Porã (MS). O mandado de prisão contra ele foi expedido pelo juiz Marcelo Guimarães Marques, da 1ª Vara Criminal de Ponta Porã, a pedido do MPE (Ministério Público Federal) em razão de o criminoso estar envolvido no assassinato do policial civil sul-mato-grossense e ser o gerente do Minotauro, que tem a pretensão de ser o novo “patrão” da fronteira do Paraguai com o Brasil.

Minotauro, que tem uma carteira de identidade paraguaia em nome de Celso Matos Espindola, é supostamente um traficante de drogas em ascensão que se estabeleceu em Pedro Juan Caballero com a intenção de monopolizar o mercado que ficou sem um “chefão” depois da execução de Jorge Rafaat Toumani, no dia 16 de junho de 2016, da extradição para o Brasil do traficante Jarvis Chimenes Pavão, no dia 28 de dezembro de 2017, e da captura no Rio de Janeiro (RJ) de Elton Rumich Leonel da Silva, o “Galã”, no dia 27 de fevereiro de 2018.

 

Outras prisões

No dia 26 de março, uma força-tarefa formada pelas polícias especializadas do Paraguai e Mato Grosso do Sul conseguiu prender um pistoleiro e a esposa dele, identificados como Edson de Lima, 53 anos, e Antônia Aguiar Moreira Neta, 29 anos, pelo envolvimento na execução do policial civil Wescley Dias Vasconcelos.

O pistoleiro foi preso no Bairro da Granja, em Ponta Porã (MS), pelos investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios, quando chegava a uma creche para pegar a filha, já a esposa foi detida em uma residência situada na Rua Sauce, no Bairro Obrero, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, em uma ação coordenada dos investigadores da Policia Civil e da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), com o apoio do promotor de Justiça Armando Cantero.

Na residência, a Polícia apreendeu uma pistola 9 mm da marca Glock com quatro carregadores, um veículo da marca Mercedes Benz, placa BTH-110, do Paraguai, e cinco aparelhos de celular que por ordem do promotor de Justiça foi encaminhado juntamente com a presa para a base da Senad na cidade de Pedro Juan Caballero, onde a promotoria deverá apresentar o caso à Justiça e posteriormente entregar a cidadã brasileira as autoridades do Brasil.

Edson de Lima não foi encontrado no lava-jato de propriedade de Minotauro, onde tinham vários bidões de Hidróxido de Potássio, que, segundo a Polícia, seria utilizada para o preparo da pasta base de cocaína. No local ainda foram apreendidas balanças, várias caixas de ferramentas, macaco hidráulica e formo utilizado para preparo e cozimento da pasta base de cocaína.

Ele seria um pistoleiro de aluguel a serviço de Minotauro e, por isso, os investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil realizaram um monitoramento, que culminou na prisão dele em Ponta Porã e de sua esposa na residência situada na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.