PMs de vários Estados se mobilizam contra criminosos do Rio; enquanto que MS, só olhando

Desde quinta-feira (01) as Polícias Militares dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul desenvolvem operações conjuntas, com barreiras em todas as vias de acesso nas divisas, enquanto aqui em Mato Grosso do Sul nada.

As coisas pipocando no Rio de Janeiro, que está sob intervenção federal, e no nosso Estado não deflagrada uma mísera barreira, deixando transparecer uma total falta de um plano de segurança pública, mesmo tendo duas fronteiras em seu território – Paraguai e Bolívia.

Já nos Estados da Região Sul desde quinta-feira são realizadas barreiras pela Polícia Militar para combater a “migração” de criminosos do Rio de Janeiro. Com a intervenção federal anunciada na última semana na segurança pública carioca, há o temor que integrantes de facções possam se espalhar para outras partes do Brasil.

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, já informou ter sido procurado pelo secretário estadual de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, para que haja uma reunião entre eles e os secretários da mesma pasta de São Paulo e Espírito Santo para discutir o assunto. Os três Estados estão preocupados com os efeitos da intervenção e querem discutir como evitar a fuga de criminosos do Rio para os estados vizinhos.

O objetivo do Governo Federal é dar “respostas duras e firmes”, adotando “todas as providências necessárias para derrotar o crime organizado e as quadrilhas”. Já o Governo de Mato Grosso do Sul parece que desconhece o perigo e nada faz para contribuir para apertar o cerco aos marginais. Qual será o motivo?