Pistoleiros agem na fronteira e matam policial paraguaio. Pode ser retaliação do PCC?. Veja vídeo

A violência continua desenfreada na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, onde pistoleiros executaram a tiros de pistola calibre 9 mm e de fuzil o policial paraguaio Freddy Cesar Diaz na manhã desta quarta-feira (13), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Trata-se da 7ª execução somente neste ano e a suspeita é que seja uma represália da facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), que teve o líder Giovani Barboza da Silva, o “Bonitão”, preso e expulso do país vizinho e também devido às mortes de oito “soldados” do grupo em confronto com a Polícia em Ponta Porã (MS).

Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, Freddy Diaz foi assassinado quando se dirigia em seu carro para a delegacia e foi surpreendido por pistoleiros que fizeram vários disparos. Ele teria reagido já que projéteis foram encontrados dentro de seu veículo, mas ainda não se sabe quantos tiros foram disparados, tanto por policial, quanto pelos criminosos.

O suboficial Freddy Diaz tinha acabado de sair de casa, no Bairro Jardim Aurora, em um utilitário Jeep Compass quando foi atacado a tiros pelos pistoleiros em uma moto. Ferido, perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore. Ele chegou a ser socorrido a uma clínica particular, mas morreu em seguida. O chefe de investigações de Amambay, Rúben Paredes, disse quando questionado sobre o ataque que não descarta ser uma retaliação da facção criminosa PCC após a captura e expulsão de “Bonitão”.

Além disso, oito membros da facção morreram em um confronto com policiais do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros) DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Bope (Batalhão de Operações Especiais) na noite de segunda-feira (11), em Ponta Porã, após a descoberta de uma casa de apoio do PCC.

Eles foram identificados inicialmente como: Diego Marcial Moraez González, de 28 anos, Oscar Prieto Davalos, de 23 anos, Blas Daniel Moraez González, de 18 anos, Edison Prieto Davalos, de 27 anos, Daniel Irala de Santa Ana, Fredy Portillo de Santa Teresa, Ruben Dário e Alcides Trinidad, de 19 anos.