Pistoleiros voltam a agir na fronteira e executam duas pessoas em Pedro Juan e Capitán Bado

Nas últimas horas, duas pessoas foram executadas a tiros por pistoleiros em Pedro Juan Caballero e Capitán Bado, cidades paraguaias que fazem fronteira com Ponta Porã (MS) e Coronel Sapucaia (MS), respectivamente. Com mais esses dois assassinatos, o número de homicídios cometidos por pistoleiros na região sobe para 122 somente neste ano, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março, 8 em abril, 9 em maio, 20 em junho, 17 em julho, 12 em agosto, 16 em setembro e 5 em outubro.

O primeiro assassinato aconteceu em Pedro Juan Caballero, onde pistoleiros executaram um homem com 15 tiros de pistola calibre 9 mm e depois abandonam o corpo da vítima nas proximidades de uma área de extração de pedras. O crime foi registrado na noite de ontem (11), por volta das 20h40, quando populares alertaram os investigadores da Divisão de Homicídios e da Polícia Técnica, manifestando que próximo ao Bairro Callejon Genes, pistoleiros a bordo de um veículo de cor branca teriam executado um homem trajando calça jeans, camiseta preta e tênis preto.

Ao chegarem ao local, os investigadores da Polícia Nacional do Paraguai constataram a veracidade dos fatos e, com apoio da promotora de Justiça Nadine Portillo e do médico forense Gustavo Galeano, realizaram os procedimentos de praxe, encaminhando o corpo ao IML à espera que algum familiar realize a identificação da vítima que se encontrava sem nenhuma documentação. A vítima tinha tatuada em seu braço a palavra “Maria Gleice”, além disso, o braço estava quebrado, indicando que o homem teria sofrido um princípio de tortura e, posteriormente, foi “desovado” na região do lixão.

Após ser abandonado pelos pistoleiros, o corpo foi encontrado por populares e as evidências apontam que a vítima teria tentado fugir, mas acabou alcançada e morta no portão de uma empresa de extração de pedras. Os investigadores acreditam que a vítima poderia ser de nacionalidade brasileira e poderia ter sido executada em um ajuste de contas do crime organizado que atua na região de fronteira.

2ª morte

Já a segunda execução foi na cidade de Capitán Bado, onde um homem foi morto a tiros ao parar para comprar espetinho. A vítima foi identificada como Leidinaldo Silva Santos, 40 anos, que se encontrava a bordo de um veículo da marca Toyota, modelo IST, placa UAJ-958, do Paraguai, e parou na Rua Colômbia, no Bairro San Roque.

No local, ele foi surpreendido pelos pistoleiros, que transitavam a bordo de uma motocicleta, e realizaram oito disparos de pistola calibre 9 mm contra a vítima, que faleceu de forma imediata antes mesmo de receber socorro médico. Investigadores da Divisão de Investigações Criminais de Casos Puníveis, com apoio dos investigadores da Polícia Técnica e da assistente da promotoria de Justiça Norma Galeano e da médica legista Jane Oliveira, realizaram os procedimentos de praxe e encaminharam o corpo ao IML da cidade para posterior entrega aos familiares.

Até o momento a polícia não tem pistas da motivação do violento ataque dos pistoleiros que culminou na execução do brasileiro. A cidade de Capitán Bado é considerada uma das mais violenta da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, onde o atual chefe de Polícia, comissário Alexander Méndez, da Polícia Nacional do Paraguai, parece ter perdido o controle.