PF e Polícia do Paraguai abortam plano de libertar líder do Comando Vermelho

A Polícia Federal do Brasil conseguiu prender dois suspeitos de estarem orquestrando um plano para libertar o traficante brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o “Marcelo Piloto”, um dos líderes da facção criminosa CV (Comando Vermelho) e que está preso no Paraguai. A ação das autoridades brasileiras foi comunicada à Polícia do Paraguai, que já transferiu o criminoso do Presídio de Emboscada para o Grupamento Especializado, mesmo local onde ficou preso por um ano o também traficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão até sua extradição para o Brasil.

Segundo as autoridades paraguaias, a informação sobre o plano de fuga foi repassada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, que a obteve por meio de uma ligação telefônica registrada através de um programa de queixas dos cidadãos. Com os dados fornecidos anonimamente, os policiais federais chegaram até a um ônibus no município de Seropédica, no sul do Estado do Rio de Janeiro, que estava indo para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e prenderam os dois suspeitos.

Ambos estavam em liberdade condicional, mas, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro ninguém tinha autorização para deixar o Estado e, por isso, ordenaram os respectivos mandados de prisão. Marcelo Piloto foi preso em 13 de dezembro em Encarnación, no Paraguai, e, desde então, está no país vizinho.

A transferência

Ele é considerado um dos líderes do “Comando Vermelho”, a principal organização criminosa no Rio de Janeiro, e foi responsável pelo fornecimento de drogas e armas aos grupos que controlam várias favelas do Rio. Em decorrência disso, ele já foi transferido para o Grupamento Especializado, localizado em Assunção, capital do Paraguai.

Marcelo Piloto, que ganhou esse apelido devido à especialização no transporte aéreo de drogas, foi preso pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) por tráfico de drogas, assalto a mão armada e assalto agravado, entre outros crimes.

“O Ministério da Justiça do Paraguai solicitou a transferência uma vez que se confirmou a informação de inteligência que deu sinais claros do plano de fuga”, informou a direção do Presídio de Emboscada. O Grupamento Especializado está localizado ao lado da prisão de Tacumbú, também em Assunção, e é onde outros traficantes de drogas conhecidos, como Jarvis Chimenes Pavão, ficaram detidos.