“Pente-fino” do INSS constata que 80% dos benefícios do auxílio-doença estão irregulares

O INSS está fazendo, em todo o Brasil, um pente-fino dos benefícios e encontrou problemas em oito de cada dez casos analisados de auxílio-doença. Alguns tinham irregularidades absurdas.

Tinha gente recebendo auxílio-doença há anos e trabalhando em dois lugares. E o INSS também começou a revisar casos de pessoas que acumulavam aposentadoria com auxílios temporários.

O INSS está chamando para fazer a revisão do auxílio-doença e por invalidez para quem recebe o benefício há mais de dois anos. Nessa situação estão 530 mil para auxílio-doença e 1,1 milhão por invalidez.

Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos do INSS, já foram feitas 5 mil revisões nos auxílios-doença e 20% dos casos estavam corretos e foram transformados em aposentadoria por invalidez, porém, 80% apresentaram problemas e os benefícios foram cancelados porque os peritos descobriram que as pessoas tinham capacidade para trabalhar.

No entanto, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, as pessoas que estão recebendo cartas do INSS para que devolvam o dinheiro já pago procurem a entidade.

O Sindicato garante que os benefícios foram pagos regularmente e está preparando uma ação na Justiça para garantir o direito de quem está sendo lesado pelo INSS. Segundo o Sindicato, até 1997 as pessoas tinham o direito de acumular o auxilio suplementar e a aposentadoria, portanto, não há ilegalidade.