Pegue seu banquinho, Bernal! TSE barra candidatura a deputado federal de ex-prefeito da Capital. #partiu!

O sonho de ser deputado federal pelo PP nas eleições gerais deste domingo (07) acabou para o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal. Por 5 votos a 2, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiram, na noite desta quarta-feira (03), a candidatura dele, acatando o recurso interposto pela Coligação Amor, Trabalho e Fé, encabeçada pelo MDB.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul tinha dado parecer favorável a Bernal no pedido de impugnação feito pelo partido, mas o TSE ignorou e decidiu pelo indeferimento da candidatura. O MDB pediu a impugnação da candidatura de Bernal, alegando que por ele ter sido cassado em 2014, quando ainda era prefeito da Capital, ainda estaria inelegível.

“Surpreende que a Procuradoria de Mato Grosso do Sul não tenha acatado ao pedido antes, deixando a decisão para Brasília. Mas já estávamos confiantes, acreditávamos na nossa tese de que com a cassação pela Câmara, ainda havia a inelegibilidade”, pontuou o advogado Valeriano Fontoura, do MDB. À reportagem do site Campo Grande News, Alcides Bernal adiantou que vai recorrer a decisão e que está tranquilo.

“O MDB demonstra claramente que não quer que eu me candidate, mas acho que essa disputa deveria ser definida nas urnas. Mas eu estou tranquilo, vou recorrer a decisão e se necessário ao STF (Superior Tribunal Federal) e a minha candidatura, assim como eleições vão ocorrer normalmente”, comentou. Bernal informou que está em campanha no interior do Estado.

Entenda o caso

No mês de agosto, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) reconheceu a inelegibilidade do radialista por causa da cassação do seu mandato de gestor da Capital pela Câmara de Vereadores no dia 13 de março de 2014. Para quem não se lembra, ele reassumiu o cargo em 25 de agosto de 2015, por determinação do mesmo TJMS, mas no julgamento de mérito os desembargadores restabeleceram o decreto legislativo aplicando o afastamento em definitivo do então prefeito.