Paraguai considera o Brasil novo epicentro da Covid-19 e mantém fronteiras fechadas

Ao visitar Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, disse que o Brasil é o novo epicentro da Covid-19 e, por isso, descarta reabrir as fronteiras com o território brasileiro, que estão fechadas desde o dia 18 de março. “É algo que nos preocupa muito, mas nós decidimos defender a vida dos paraguaios e compatriotas e sabemos que o Brasil, não é culpa nossa, é uma realidade, é uma grande ameaça a propagação do coronavírus […] queremos abrir antes do possível, mas não vamos fazer, até que possa haver uma garantia ao nosso povo de que não vai haver uma propagação”, comentou.

O presidente inaugurou uma ala com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no hospital regional de Pedro Juan Caballero e evitou comentar o caso do prefeito da cidade, José Carlos Acevedo, que descumpriu a quarentena, “furou” o bloqueio do Exército e atravessou a fronteira com o Brasil no dia 10 de maio. “Todos temos que sermos conscientes, não quero me referir a uma pessoa específica”, disse. Após as confirmações dos primeiros casos, o Paraguai iniciou uma quarentena rigorosa no dia 10 de março, proibindo a circulação de pessoas e veículos, com exceções para compras de alimentos e medicamentos, e no caso do transporte cargas.

No dia 4 de maio, o país iniciou o que chama de “quarentena inteligente” — retorno gradual às atividades de trabalho e lazer, desde que com medidas de distanciamento social e higiene. De acordo com boletim do Ministério da Saúde do Paraguai divulgado nesta semana, o país vizinho tem 740 casos confirmados de Covid-19 e 10 mortes, números próximos ao de Mato Grosso do Sul, que já contabiliza 13 mortes e 430 casos.