Paraguai garante que não existem mais “celas vips” abrigando os bandidos brasileiros

cela vipA Comissão de Orçamento do Congresso do Paraguai recebeu o ministro da Justiça, Éver Martinez, para que ele detalhasse sobre a proposta de orçamento para o próximo ano no valor de US$ 58,2 milhões, o que implica um aumento de 7% em relação ao orçamento atual.

No entanto, a audiência acabou sendo marcada pelo interrogatório sobre as celas vips ocupadas por narcotraficantes dentro dos presídios do país. Os parlamentares insistiram com ele sobre as celas vips e as construções que foram pagas pela narcotraficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, que cumpria pena na Penitenciária de Tacumbú.

Segundo o ministro, as famosas celas vips foram demolidas para a construção de celas para os presos mais idosos. O presidente do comitê legislativo, Mario Caceres, falou sobre considerar a possibilidade de que Tacumbú seja vendido para empresários que estão interessados ​​em fazer uma área comercial e construir uma nova prisão em outra área do país.

Martinez destacou a necessidade de ter um maior número de guardas prisionais, uma vez que de acordo com os cálculos só há uma equipe para cada 100 presos, enquanto os padrões internacionais falam de um guarda para cada 10 ou 15 presos. O ministro explicou que existem planos para construir uma nova prisão em Emboscada, com 5.300 assentos, o que custaria aproximadamente 50 a 60 milhões de dólares.