Paraguai começa a se livrar de criminosos brasileiros. Traficante ‘Capilo’ é o primeiro da lista

A Justiça do Paraguai inicia neste mês de janeiro a “devolução” de narcotraficantes brasileiros presos no país vizinho ao Brasil. O primeiro da lista é o narcotraficante brasileiro Carlos Antonio Caballero, mais conhecido como “Capilo”, que tinha sido capturado no Paraguai em 2009 juntamente com o também narcotraficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, cumpriu, no último dia 27 de dezembro, sua condenação de 7 anos de prisão em território paraguaio e agora será extraditado ao Brasil.

A decisão é do juiz Hugo Sosa Pasmor em decorrência de o traficante já ter cumprido a sua pena de sete anos no Paraguai, mas ainda tem pena a cumprir com a Justiça do Brasil. De acordo com a resolução, o criminoso deve ser devolvido ainda nesta sexta-feira (20/01) ao País.

Capilo foi capturado juntamente com Jarvis Chimenes Pavão em 27 de dezembro de 2009 durante operação da Polícia no Hotel Yby Yaú, no Departamento de Concepción, no Paraguai. Ele recebeu uma sentença de sete anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro, violação da lei de porte de armas e associação criminosa, enquanto Jarvis Pavão foi condenado a 8 anos de reclusão pelos mesmos crimes.

As duas sentenças foram proferidas pelos juízes Elio Ovelar, Victor Alfieri e Maria Luz Martinez em 2014. O narcotraficante brasileiro completou sua sentença no Paraguai em 27 de dezembro do ano passado e, desse modo, agora ele passa a ser responsabilidade da Justiça brasileira.

Em 21 de dezembro do ano passado, a acusação pediu ao juiz Tadeo Fernández várias medidas destinadas a completar o processo para que ele fosse extraditado para o Brasil, onde tem um processo pendente por tráfico de cocaína. Além disso, de acordo com as autoridades brasileiras, Capilo ainda teria “exportado” pistoleiros de Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com o Brasil, para cometer execuções no País ordenadas pela organização criminosa PCC (Primeiro Comando Capital).