Para inglês ver: após AL, agora é Câmara que começa a chamar, a conta-gotas, aprovados em concurso

No último dia 29 de março deste ano, a Assembleia Legislativa convocou mais 29 aprovados no concurso público – a 2ª chamada desde que o certame foi homologado em agosto do ano passado e que aprovou 80 candidatos. Agora, nesta semana, foi a vez da Câmara de Vereadores de Campo Grande convoca quatro de um total de 70 aprovados, demonstrando para quem quiser ver que as duas casas de lei adotaram a política do “conta-gotas” na hora de chamar os servidores concursados.

Na prática, é a velha convocação para “inglês ver” e sob muita pressão, já que ambos os concursos foram realizados no ano passado e com número reduzido de vagas, mesmo assim, ainda não foram chamados todos. No caso da Câmara, por exemplo, a Mesa Diretora teve a cara de pau de chamar apenas quatro de um total de 70 candidatos, conforme publicação na edição de ontem (8) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

Os aprovados chamados são para as vagas de analista de controle interno (2), jornalista (1) e tradutor de libras (1). Os convocados devem comparecer à Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, 1.600, Jitiuka Park, dentro de cinco dias. Os candidatos receberão orientação sobre o processo de nome ação e posse, o que deve acontecer em num prazo de dez dias a contar da data de publicação da nomeação.

O 4º concurso de provas e títulos para o quadro permanente de pessoal da Casa de Leis teve 18.022 candidatos inscritos para as 70 vagas disponíveis, nos 12 cargos de níveis médio e superior. O resultado do certame foi anunciado em fevereiro deste ano e o concurso anterior a este foi realizado em 2004. Atualmente, dos 602 servidores da Câmara, apenas 43 são efetivos, enquanto o restante é formado por funcionários comissionados, principalmente nos gabinetes dos 29 vereadores.

Já a Assembleia Legislativa fez das convocações, sendo que a última trouxe uma lista de 29 aprovados. No caso da Casa de Leis, esse é o primeiro concurso da história e ofertou 80 vagas em diferentes cargos nos níveis médio e superior. Na primeira chamada feita no ano passado, metade foi nomeada, porém alguns desistiram do cargo, abrindo novas vagas.

O presidente da Casa de Leis, o deputado Junior Mochi (MDB) já havia prometido no ano passado que o restante dos aprovados nas vagas abertas seriam chamados no primeiro semestre deste ano, mas não cumpriu o acordado. Agora, cabe ao MPE (Ministério Público Estadual) ficar de olho para acelerar esse processo.