Operador logístico do narcotráfico agora vai fazer suas contas atrás das grades da prisão

Os agentes especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) prenderam, em Coronel Oviedo, um dos maiores operadores financeiro e logístico do narcotráfico no país. Trata-se de Ulisses Jorge Cardozo, que foi detido juntamente com a esposa e o filho de 23 anos e, em 2016, já tinha sido preso por ligações com o uso de aviões para o tráfico de drogas para países da América do Sul.

A prisão de Ulisses Jorge Cardozo, sua esposa e seu filho de 23 anos, foi realizada ontem (21) durante uma operação realizada pelos agentes especiais da Senad em uma luxuosa residência na capital do Departamento de Caaguazú. A ação foi chefiada pelo promotor de Justiça Hugo Volpe e, durante a busca, os agentes encontraram dentro da propriedade vários veículos luxuosos de diferentes tipos e marcas, entre carros, caminhões e motocicletas, além de inúmeras armas de fogo.

Ulisses Jorge Cardozo foi preso em 2016 pelos agentes da Senad por suas supostas ligações com o tráfico de drogas, após a apreensão de 22 aeronaves usadas para o tráfico de droga, que foram encontrados em hangares do Aeroporto de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Ponta Porã (MS), em 6 de julho de 2015.

O Ministério Público do Paraguai solicitou o confisco e após a “liberação” de sete aeronaves deu continuidade ao caso, acusando Ulisses Cardozo. Todos os aviões tinham problemas de documentação e registro, mas, apesar disso, foram habilitados pela Direção Nacional de Aeronáutica do Paraguai (Dinac).

O promotor de Justiça Ysaac Ferreira acusou ainda o “empresário” David Martínez de lavagem de dinheiro, associação criminosa, tráfico e comercialização de drogas, além de solicitar detenção preventiva. No entanto, o caso está parado no Supremo Tribunal em decorrência de um conflito de competência entre os juízes Alcides Corbeta e Humberto Otazú.