Operação Xadrez: Áudios revelam que quadrilha agia usando vários nomes de políticos e autoridades

Salla, Doglas e Ricardo

O Blog do Nélio teve acesso a conteúdo de áudios gravados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) durante a Operação Xadrez, deflagrada na segunda-feira (23/01) e que resultou nas prisões dos diretores dos estabelecimentos penais de regime fechado e semiaberto de Corumbá, Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Doglas Novaes Vilas, respectivamente, revelam que os detentos utilizavam nome de políticos e autoridades influentes no Estado para agir em Corumbá.

 As gravações colhidas durante seis meses de investigação, os detentos dos dois presídios chefiados por Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Doglas Novaes Vilas utilizavam os nomes dos políticos e secretários para cometerem novos crimes, tais como tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, peculato e falsidade documental.

Outro que aparece nos áudios usando nome de políticos para agir, de acordo com o MPE, é o vereador reeleito de Corumbá pelo PDT, Yussef Mohamad El Salla.

Ele mantinha conversas permanentes com os dirigentes dos presídios. Ao todo são cerca de 7  horas de conversas interceptadas com autorização da Justiça.

Agora, com a apreensão de documentos e celulares será possível quebrar o sigilo dos aparelhos e detalhar as conversas através de mensagens e e-mails.

Outro ponto que o Gaeco terá que desenrolar são as conversas telefônicas entre os acusados e os presos que tinha celular dentro dos presídios.

O diretor do semiaberto de Corumbá, Doglas Noaves, era o mais falantes. Ele também gosta de se ecibir nas redes soaciais publicando imagens de viagens por várias partes do País.

Ainda de acordo com o MPE, também receberam mandados de prisão temporária comerciantes de Corumbá que tinham vínculo de parentesco com os condenados e que fazem parte do grupo criminoso. Os dois diretores do presídio são da mais estrita confiança de Ailton Stropa Garcia, presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS).

Os mandados são cumpridos em 12 pontos distintos, dentre eles os presídios de regime fechado e semiaberto, onde foram localizados dezenas de aparelhos celulares, drogas e dinheiro. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Corumbá.

A ação batizada de Operação Xadrez em referência aos presídios onde foram cumpridas buscas e prisões, contando com o apoio de promotores de Justiça da Comarca de Corumbá e também de policiais do Batalhão do Choque, Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e a Polícia Militar de Corumbá.

Durante a operação, o vereador reeleito de Corumbá Yussef Mohamad El Sala (PDT) foi conduzido por agentes do Gaeco para prestar depoimento. Ele estava na clínica dele, que foi alvo de cumprimento de mandado, assim como a casa do político. Não há confirmação se ele foi preso ou conduzido coercitivamente.