Operação Fronteira Legal apreende R$ 1,5 milhão em produtos contrabandeados e olha que tá tudo fechado!

Balanço divulgado sobre a “Operação Fronteira Legal”, realizada pela Receita Federal e PRF (Polícia Rodoviária Federal) para reprimir o contrabando e o descaminho em vários estabelecimentos comerciais de Ponta Porã (MS), teve como saldo a apreensão de pelo menos R$ 1,5 milhão em produtos ilegais. Os agentes da Receita Federal, apoiados por policiais rodoviários federais, apreenderam pelo menos 218 itens trazidos ilegalmente do Paraguai.

Entre os produtos apreendidos estão bicicletas, acessórios para celulares, outros eletrônicos e peças automotivas. A operação ocorreu em quatro lojas do centro da cidade fronteiriça, mas ninguém foi preso e os comerciantes vão responder a processo por contrabando e descaminho. As lojas vinham sendo investigadas mediante cruzamento de dados entre a Receita Federal em Ponta Porã e o grupo de vigilância, que atua em todo o Centro-Oeste. Todas apresentavam inconsistência nas declarações apresentadas ao Fisco.

Os produtos vindos de Pedro Juan Caballero cruzavam livremente a fronteira e eram vendidos nas lojas do lado brasileiro. Como entraram no país sem recolhimento de imposto de importação, eram bem mais baratos que produtos similares vendidos em lojas concorrentes.