Oficial do Exército usa caminhão das Forças Armadas para levar três toneladas de maconha

Parece que virou moda o uso de veículos caracterizados como das forças de segurança para o tráfico de drogas na região de fronteira do Paraguai com o Brasil. Nesta terça-feira (15/11), foi a vez de um integrante do Exército do Paraguai ser preso com maconha em um caminhão disfarçado para se parecer com um veículo das Forças Armadas do país vizinho.

No entanto, a Polícia descobriu a irregularidade e apreendeu o veículo, além de prender o sargento da cavalaria Osmar Dario Pérez Fleitas e o civil Hugo Arnaldo Bulkring. O primeiro ainda estava uniformizado durante a operação que apreendeu as três toneladas de maconha.

O comissário Hugo Moreno, chefe de Polícia do Comissariado Geral de San Pedro, explicou que a substância ilícita foi transportado pelos dois homens. Ele disse ainda que os detidos estavam transportando a droga dentro de um caminhão da marca Ford modelo Cargo 1317, com placa EAA-554, que foi remodelado para parecer com um das Forças Armadas.

O plano foi colocar em primeiro estoques de medicamentos e alimentos para esconder a droga. O comissário estimou que no caminhão foram encontrados cerca de três toneladas da substância ilícita.

Ligações com políticos

O sargento preso tinha ligações com o atual governador do Ñeembucu, Carlos Francisco Silva, e com o deputado Dionisio Amarilla. Além disso, o militar preso é irmão de Guido Pérez, que já teria sido preso por atos relacionados com o tráfico de drogas.

Além disso, o pai dos irmãos Pérez Fleitas, Ruben Dario Perez Ferreira, é conselheiro municipal de Yatytay. Todos eles pertencem à equipe política alinhada com Efrain Alegre, atual líder dos liberais.