Obra do corredor bioceânico é aguardada para o progresso e também pelo tráfico de drogas

O ministro da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), Arnaldo Giuzzio, fez um alerta neste fim de semana de que as recentes apreensões de grandes quantidades de cocaína e maconha no pais vizinho mostram que, além das fronteiras com o Brasil, a rota bioceânica pode ser uma nova alternativa de escoamento de drogas para fora da América do Sul.

Segundo ele, a obra ainda está em processo de pavimentação e já está sendo apontada como um caminho a ser traçado pelos narcotraficantes internacionais. O ministro explica que a rota irá conectar os oceanos Pacífico e Atlântico para o escoamento de mercadorias e os traficantes de drogas já enxergam nela um novo caminho para levar a maconha e a cocaína até os portos do Chile.

Arnaldo Giuzzio disse que o Chaco paraguaio continua a ser a principal estrada usada pelos narcotraficantes para trazer drogas da Bolívia por via aérea, atendendo à vulnerabilidade da área devido à falta de radares. Em relação à nova de tráfico, o ministro paraguaio também fez comparações a outros sistemas utilizados pelas organizações criminosas.

“A Rota Bioceânica será o que é o Canal do Panamá e se não estabelecemos estratégias para ter um controle meticuloso no trânsito para barrar os traficantes essa droga, asseguro que no futuro será a rota da droga”, alertou o ministro.