O shopping e o esgoto! Um filme que não acaba na fronteira e faz moradores sofrerem com mal cheiro

Em julho do ano passado, o Blog do Nélio já tinha denunciado os problemas causados pelo esgoto a céu aberto do Shopping China para os moradores vizinhos ao empreendimento localizado na fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Passados seis meses nada foi feito e os donos de imóveis no bairro vizinho ao estabelecimento tiveram um fim de ano marcado pelo mau cheiro.

Considerado um dos maiores shoppings da América Latina e ganhador de vários prêmios internacionais, como o “Frontier Awards Winner” 2013, 2014 e 2016, assim como o prêmio “The DFNI Awards” 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, o Shopping China virou uma dor de cabeça para os moradores vizinhos. Se antes o problema era apenas o fluxo constante de veículos dos clientes do estabelecimento comercial, agora tem o fato de os responsáveis pelo empreendimento jogar o esgoto nas ruas do bairro, prejudicando centenas de famílias.

Os populares reclamam da falta de um responsável pela parte ambiental do Shopping China, que se aproveita dos dias chuvosos para jogar o esgoto na rua, gerando um mau cheiro insuportável nos bairros próximos. Os moradores já buscaram a direção do local, que prometeu realizar os serviços necessários para evitar transtornos na vida dos vizinhos, mas passados seis meses nenhuma atitude foi tomada para amenizar o insuportável mau cheiro.

Em razão do problema, as crianças ficam fechadas nas residências mesmo nos dias de calor, pois o odor nauseabundo toma conta da região. “Estamos desesperados e já não sabemos a quem pedir socorro, pois o fedor é insuportável e não conseguimos mais ficar em nossas casas. Temos crianças e familiares da terceira idade que sofrem constantemente de problemas de saúde e a raiz da situação que nos faz viver esse shopping que ganha prêmios internacionais, mas não cuida de seu esgoto”, disse a moradora Maria Aparecida.

Já no ano passado os moradores realizaram uma manifestação, que resultou na construção imediata de uma coletora de dejetos e águas usadas do Shopping China para a rede de esgoto da cidade. Porém, a tal coletora apresentou problemas técnicos e o mau cheiro voltou neste fim de ano sem que a direção do estabelecimento comercial tome providências.