O parque volta a ser do povo! Prefeitura reabre 8 locais na capital com protocolo de biosegurança

Após a elaboração de um protocolo de biossegurança, a Prefeitura de Campo Grande informou que vai reabrir, a partir do dia 14 de setembro, oito dos dez parques de lazer da cidade. A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) vai coordenar e orientar as atividades e garantir um comportamento seguro da população nos espaços.

Segundo a Prefeitura, os oito parques que serão reabertos terão restrição de portões e seguindo regras específicas de biossegurança já pré-estabelecidas no Decreto nº 14.256, de 17 de abril de 2020. A Funesp informa que a reabertura só foi definida depois de estudos, análise de dados, redução do número de infectados e parecer emitido pela Semadur.

A intenção é a retomada gradual das atividades esportivas em Campo Grande de forma segura e com a reabertura dos parques e praças administrados pela Funesp. A Prefeitura reforça que isso não significa relaxamento, ao contrário, significa atenção redobrada para mantermos a saúde física e mental da população.

Os parques Sóter, Vila Nasser, Tarsila do Amaral, Jacques da luz, Cemte e Cefat, e as praças Belmar Fidalgo e Elias Gadia abrirão em horário normal. O Parque Ayrton Senna ainda não voltará a funcionar porque está como hospital de campanha, enquanto o Ginásio Guanandizão também não retornará devido às obras, que estão em fase final.

Os espaços como o Memorial Belmar Fidalgo, bebedouros e os parquinhos infantis permanecerão com restrição. Os espaços como Academias ao ar livre e estações de treinamento estarão disponíveis apenas com atividades orientadas. Entre os dias 14 e 15 de setembro será recomendada visita aos parques apenas para atividades físicas individuais como corridas e caminhadas;

A partir do dia 16 de setembro, eles podem retornar com algumas oficinas esportivas, com orientação do professor, mas seguindo o distanciamento social e a participação de 50% da capacidade de cada atividade. Os gestores dos parques e coordenadores pedagógicos passaram por formação, quando receberam orientações da equipe técnica especializada no combate à Covid-19.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos espaços e banheiros serão intensificadas. Para entrar a pessoa deve chegar de máscara, e será recomendado a utilização dela nos exercícios, ainda na entrada haverá aferição de temperatura e disponibilização de álcool gel, assim como contador de pessoas. O acesso às áreas comuns, como sanitários, será permitido mediante utilização de máscara.