O movimento é frenético! Polícia faz 2ª apreensão de armas em menos de 24 horas na fronteira

Em menos de 24 horas, as polícias de Mato Grosso do Sul e do Paraguaia fizeram duas grandes apreensões de armas de grosso calibre na região de fronteira. A primeira foi realizada na quarta-feira (13) por investigadores da Direção de Investigações de Casos Puníveis da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero, enquanto a segunda foi ontem (14) por agentes da Polícia Civil de Ponta Porã como parte da “Operação Fronteira Segura”.

Na primeira apreensão, os investigadores encontram diversas máscaras semelhantes às usadas na série “La Casa de Papel”, da Netflix, e um verdadeiro arsenal de guerra, que incluía fuzil, pistolas, munições, colete a prova de balas e até aparelhos celulares. As máscaras e o arsenal estavam em poder de Gregorio Ramon Molas Rojas, 23 anos, que escondia tudo em sua residência situada na Rua Ynambu esquina com a Rua Tuyuyu, no Bairro Jardim Aurora, em Pedro Juan Caballero.

Entre as armas estavam um fuzil AR15, com carregadores, duas pistolas Glock, calibre 9 mm, com carregadores, várias caixas de munição de calibres 9 mm, 40 mm e 5.56 mm, colete a prova de balas e vários aparelhos de celulares. Segundo a promotora de Justiça Sandra Diaz, que ordenou a apreensão das evidências e encaminhou o preso à sede da Direção de Investigações de Casos Puníveis da Polícia Nacional do Paraguai, as armas apreendidas poderiam ter relação com o triplo homicídio ocorrido na cidade paraguaia de Zanja Pytã, que faz fronteira com Sanga Puitã (MS), contra “soldados” do narcotraficante brasileiro Jarvir Chimenes Pavão.

Já na segunda apreensão a Polícia Civil informou que a operação foi desencadeada contra integrantes de facções criminosas em bairros da cidade de Ponta Porã. Durante a investigação do SIG (Setor de Investigações Gerais) e da Delegacia Especializada de Repreensão de Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) da Polícia Civil, coordenada pelo delegado Mikail Gouveia Faria, foi descoberto que, no Bairro Jardim das Rosas, uma luxuosa residência se encontrava morando um integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Ele tinha contra si um mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de São Paulo, mas, durante o desenvolvimento das investigações, o criminoso não foi encontrado na residência. Porém, os policiais apreenderam um fuzil de calibre 5,56 mm, uma espingarda de chumbinho transformada para o calibre 22 mm, três pistolas Glock, calibre 9 mm, além de munição do calibre 7,62 mm e 9 mm, carregadores para fuzil e pistola, aparelho de celular, dinheiro em dólares americanos e um aparelho de DVR do monitoramento da residência.

Todas as evidências apreendidas foram encaminhadas ao DP da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. De acordo com os investigadores, as buscas pelo foragido deverão ser realizadas com o apoio dos investigadores da Direção de Investigações de Casos Puníveis da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero, onde poderia se encontrar escondido. Além disso, a Polícia já trabalha com a hipótese de que pode ser iniciada uma nova guerra pelo controle do tráfico de drogas e armas na fronteira, já que os principais “patrões” estão presos.