O grandes e fortes no deslize. Atacadistas vendem produtos impróprios e enganam consumidores

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), autuou as unidades do Fort Atacadista e do Atacadão, localizados nas avenidas Gury Marques e Cônsul Assaf Trad, respectivamente, em Campo Grande (MS), após encontrar irregularidades durante fiscalização motivada por denúncias anônimas.

Durante diligência para verificação da denúncia na unidade do Fort Atacadista da Avenida Gury Marques, os fiscais do Procon encontraram cerca de 500 itens de 33 produtos diferentes impróprios para o consumo, mas expostos à venda na unidade comercial.

Foram encontrados 50 produtos fora do prazo de validade, entre eles pacotes de gelatina, peças de mortadela com toucinho defumado, garrafas de cerveja puro malte, pacote de cookies, pão integral e biscoitos. Ainda foram encontradas caixas de morango apresentando mofo, mesmo estando dentro do prazo de validade.

Também foi encontrado 450 unidades de produtos impróprios para consumo por estarem fora da temperatura recomendada pelo fabricante. Entre eles bandejas de frango congelado, frangos caipiras, hambúrgueres de carne, steaks de frango, pacotes de salsicha, tiras de tilápia, polpa de frutas, peças de bisteca suína, peças de filé mignon suíno e pacotes de linguiça calabresa.

Continuando os atos fiscalizatórios, o Procon autuou a unidade do Atacadão da Avenida Consul Assaf Trad após constatar que o estabelecimento aceita pagamento através de cartão de crédito, porém limita ao cartão exclusivo da loja, que é um cartão de crédito de bandeira Mastercard, desrespeitando o inciso II do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Os produtos encontrados nas fiscalizações foram descartados na presença da equipe do Procon e de funcionários. Os autos de infração foram entregues aos responsáveis pelos dois supermercados atacadistas que terão prazo para defesa.