Novela continua: Especialista diz que traficante Pavão precisa apenas de um dia de tratamento

O médico pneumologista Luis Montaner explicou que só precisa de um dia de internação hospitalar para determinar o tipo de apneia sofrido por uma pessoa e não 12 dias como requereu à Justiça o narcotraficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, que está preso em Assunção, no Paraguai, no Grupamento Especializado da Polícia Nacional daquele país.

Luis Montaner explica que, em casos gerais, a apneia é uma doença que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações no cérebro, especialmente, em funções cognitivas. A esse respeito, ele disse que, para determinar a gravidade e o tipo de apneia, é necessária apenas uma noite em regime de internação, quando se faz o polissonografia.

“As apneias são pausas respiratórias, fechando a garganta. A pessoa tem múltiplos despertares. Acontece muito em roncadores”, disse o profissional, completando que a polissonografia é uma verificação de como a pessoa respira. “Índice de apneia é estudado. O paciente começa a terapia em casa”, declarou.

Já o caso do narcotraficante brasileiro Jarvis Pavão deve ser muito peculiar, pois uma junta médica pediu 12 dias de internação hospitalar para identificar o tipo de apneia. A advogada Laura Casuso, que faz a defesa do narcotraficante, indicou ainda que o cliente corre “risco de morte”, pois, ainda segunda junta médica contratada por Pavão, ele sofre de isquemia cerebral e apneia do sono, tendo cada vez mais crises constantes e agudas “devido à falta de tratamento agravada pela clausura sem aeração onde ele está sendo mantido preso”.

Por isso, a defesa dele esforçar-se para conseguir autorização para interná-lo na Clínica Vero, em Herrera, que é de propriedade de Aurelio Espinola Caballero, médico do seu cliente e um dos signatários da junta médica que recomendou a hospitalização urgente de Jarvis Pavão.

Erro

Um fato inusitado chamou a atenção da comunidade médica de Assunção depois que foi divulgada uma foto pela defesa de Pavão em que o narcotraficante aparece com uma máscara respiratória. De acordo com os profissionais, a tal máscara foi colocada de cabeça para baixo.

Os representantes legais dos acusados ​​divulgaram a foto em que o traficante condenado por lavagem de dinheiro no Paraguai está inconsciente para mostrar o estado de saúde dele e por isso precisam com urgência da autorização para a sua internação hospitalar.

No entanto, os médicos que viram a foto expressaram surpresa, principalmente, porque pode ser visto que a máscara foi colocada de forma errada, ou seja, a fita que é visto ao redor do pescoço que deve ser em torno da testa e a parte que deve cobrir o nariz cobre o queixo. Essa situação serve para expor uma série de inconsistências observadas ao longo do relatório feito pela junta médica para pedir a internação de Pavão, alegando gravidade dos males descritos e propondo tratamento para eles.