No mínimo, né? MPE abre inquérito para investigar Coronel que usava presos em sua reforma

O promotor de Justiça Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados (MS), instaurou o Inquérito Civil nº 06.2019.00000310-5 para apurar notícia indicativa da prática de atos de improbidade administrativa pelo ex-comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Município, tenente-coronel bombeiro Flávio Pereira Guimarães, em razão da suposta utilização irregular de viaturas e pessoal para fins particulares.

Flávio Guimarães, que agora está lotado na Coordenadoria do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), tornou-se alvo da investigação do MPE (Ministério Público Estadual) depois que determinou o uso de viatura de resgate no transporte de presos do regime semiaberto para trabalho em obra na sua própria residência localizada no Bairro Portal, em Dourados.

A abertura do Inquérito Civil nº 06.2019.00000310-5 está publicada na edição de ontem (15) do Diário Oficial do MPE e busca elucidar a denúncia feita pelo site Campo Grande News, por meio da matéria publicada na terça-feira (12). Na reportagem, o repórter Hélio de Freitas acompanhou o trajeto de uma viatura de resgate que saiu pela manhã do 2º GBM, na Avenida Presidente Vargas, com destino ao Estabelecimento Penal do Regime Semiaberto, próximo à PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

No local, presos embarcaram e foram levados até uma casa de alto padrão no bairro nobre da cidade, onde o tenente-coronel bombeiro mora. Por considerar a necessidade de apurar os fatos de forma aprofundada, já que podem configurar ato de improbidade administrativa, o MPE determinou a notificação do oficial para que se manifeste sobre a instauração do inquérito.

Além disso, o promotor de Justiça Ricardo Rotunno fará diligência in loco no endereço residencial indicado nas informações de origem, visando atestar a realização de obras de reforma. O titular da 16ª Promotoria de Justiça da comarca também quer ouvir os jornalistas responsáveis pela publicação da matéria com a denúncia e, da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), requereu que, no prazo de até 10 dias úteis, “encaminhe cópia do convênio firmado pela agência com o 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados e/ou pessoa física de Flávio Pereira Guimarães, visando o fornecimento de mão-de-obra prisional”, e “informe os nomes dos detentos que prestam ou tenham prestado serviços em decorrência de tal (is) convênio(s) especificando aqueles que o fizeram no dia 12 de fevereiro de 2019”.

A Associação dos Moradores do Portal de Dourados terá 10 dias para enviar ao MPE cópias das imagens de segurança da guarita localizada na entrada do bairro referente aos últimos 30 dias, bem como a escala diária de vigias, contendo nome e qualificação. O mesmo prazo foi estabelecido para que o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul que informe, bem como comprove, quais as medidas adotadas por aquele comando geral em razão dos fatos envolvendo a suposta pratica de irregularidades pelo comandante do 2ºGBM de Dourados.