No Mês da Advocacia, presidente da OAB/MS reforça cumprimento de leis

Como parte das comemorações dos 40 anos da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) e do Mês do Advogado, o presidente Mansour Elias Karmouche falou sobre o respeito e cumprimento às leis brasileiras durante a cerimônia de abertura da palestra “Resposta à Acusação: A Primeira Defesa no Processo Criminal, um Termômetro da Advocacia”.

“É muito importante aprender e celebrar o nosso hino nacional. Ele representa a pátria e o povo. É por ele que começamos tudo na vida e por isso é a nossa identidade e deve ser valorizado. As comemorações neste mês têm uma simbologia muito grande”, ressaltou o presidente da OAB/MS, completando que tem certeza que aqueles que estão se inspirando na advocacia para seguir essa carreira brilhante têm um compromisso com a cidadania.

“Por isso, sigam aquilo que os legisladores colocaram para a nossa sociedade. Vocês não irão errar. Mas se errarem, será bem menos do que aqueles que insistem em fazem as coisas de maneira irregular. Desejo para todos neste mês de suma importância para nós, que façam essa reflexão”, discursou Mansour Elias Karmouche.

Ele reforçou o quanto é importante ter uma advocacia forte. “Participem da profissão e façam isso com amor. Porque sem esse sentimento não tem sentido fazer nada nessa vida. Amem os seus semelhantes, ajudem quem puderem e, acima de tudo, defendam com determinação as leis e a nossa Constituição”, aconselhou aos acadêmicos e profissionais presentes”, finalizou.

Já o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Ricardo Souza Pereira, citou que, no mês em que se comemora a advocacia no País, a Escola, exercendo a sua função institucional, traz para a sociedade jurídica calendário repleto de atividades, tanto na Capital quanto no interior do Estado. O palestrante Tiago Bunning, que é presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, destacou que o importante é mostrar que a resposta à acusação é um termômetro da advocacia criminal.

“É a primeira defesa do acusado no processo criminal. Muitas vezes deixada de lado pelos advogados, muitas vezes uma peça em que sequer adentra-se em argumentos teóricos. Hoje mostramos aos colegas advogados e acadêmicos que é possível na resposta à acusação apresentarmos uma defesa criminal combativa em favor do seu cliente”, destacou Tiago Bunning.

Também participaram do evento o vice-presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior, a secretária-geral-adjunta Eclair Nantes, o diretor-tesoureiro da ESA, João Paulo Delmondes, a secretária-geral-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Janaína Pouso, e o vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Larissa Marques Brandão.