Nem mercadinho do bairro vende carnes e peixe vencidos e não escapa de ser autuado pelo Procon

A exemplo da onda de calor que não deixa Campo Grande em paz, a onda de comercializar produtos alimentícios estragados também insiste em não terminar na Capital. Se antes eram as grandes redes de supermercados que mais se utilizavam da prática ilegal, agora os mercadinhos de bairros da cidade adotaram o ilícito.

Nesta quinta-feira (19), durante diligência realizada por equipe de fiscalização do Procon, o Mercado Mega Box Bom Jesus, localizado na Rua Canaã, no Jardim Seminário, foi autuado e teve de inutilizar e descartar cinco peças de carne de carneiro, o que totalizou 14 quilos e 910 gramas, bem como oito pacotes de cortes de peixe (pintado) e mais três exemplares inteiros da espécie, totalizando 12 quilos e 128 gramas do produto.

O descarte se deu pelo fato de estarem expostos à venda sem quaisquer das especificações essenciais tais como prazo de validade e procedência, o que constitui transgressão ao que determina o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, também foram encontrados vários itens com prazo de validade expirado, alguns dos quais desde o mês de junho deste ano, como é o caso de lentilhas expostas à venda.

Também foram retirados das prateleiras, inutilizados e descartados 33 pacotes de biscoitos diversos, 20 de macarrão para yakissoba e vários outros itens como salgadinhos, castanhas, massas para pastel, bebidas lácteas, sucos de frutas e refrigerantes. A reclamação formulada por consumidor dava conta da existência de divergência de preços entre as gôndolas e os efetivamente  praticados nos caixas não sendo, entretanto, constatado.