Não dá pra acreditar mas no mês de aniversário Marquito usa Secretaria de Educação para formar “claque”

Para quem não sabe, a “claque” – do francês para “aplaudir” – é, em sua origem, um termo que se refere a uma equipe de profissionais contratados para aplaudir espetáculos em teatros e casas de ópera francesas. Em Campo Grande, no entanto, virou sinônimo dos servidores, principalmente os comissionados e ocupantes de cargos de confiança, da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e das escolas e creches da Reme (Rede Municipal de Ensino), que foram obrigados a comparecerem aos inúmeros eventos agendados pelo prefeito Marquito Trad durante o mês de aniversário da Capital e também do próprio aniversário.

Segundo denúncia encaminhada ao Blog do Nélio, esse absurdo ato arbitrário foi cometido pelo prefeito, que se utilizou do maior cabide de emprego da atual administração municipal, ou seja, a Semed e as escolas e creches da Reme. Ao longo do mês de agosto passado, de acordo com a denúncia, a chefia da pasta, a mando do alcaide, marcou vários eventos no período noturno e obrigou as escolas e creches a mandarem, geralmente, de dois a três representantes obrigatoriamente para participar.

Essas pessoas foram convocadas por meio de comunicados internos, os famosos CIs, e obrigadas a irem pela direção da unidade sob pena de sofrer algum tipo de punição – leia-se exoneração. No entanto, o maio absurdo é que os eventos foram, a maioria, marcados no período noturno e a presença dos “sorteados” era simplesmente para fazer volume, ou seja, encher os auditórios para dar a impressão de que o prefeito tem de bem com o povo.

Próprio aniversário

Se já não bastassem os inúmeros eventos de celebração dos 118 anos de Campo Grande, o prefeito Marquito Trad não perdoou os servidores de formarem a claque nem no próprio aniversário. Na segunda-feira passada, quando foi comemorado o aniversário do prefeito, todos os funcionários da Semed, o que são muitos, exageradamente, não existe lugar nem para estacionar no entorno porque preenchem todas as vagas, tiveram que levar um prato de salgado ou doce de manhã com objetivo de montar uma mesa gigante e homenagear Marquito.

Para isso, as escolas receberam uma CI de convocação para enviarem os diretores adjuntos com os coordenadores da Educação Infantil, ou seja, um grande número de pessoas, durante o dia todo. No período da manhã, os adjuntos e coordenadores ficaram até às 9 horas sem fazer absolutamente nada, apenas esperando a Semed organizar a festa para o prefeito, que chegou e, na maior cara de pau, se disse surpreso com a festa.

Porém, todos os dias têm eventos na sede da Semed, geralmente sem contribuir efetivamente em nada com andamento da escola, muitos deles à noite. O funcionário não ganha para trabalhar fora do seu horário de trabalho, mas acaba sendo constrangido e vai por pressão da direção que fica sem ter muita saída.

Os servidores já denunciaram a situação na ACP, que é o sindicato dos profissionais de educação do município, mas, como todos já sabem, o atual mandatário do órgão está totalmente comprometido com o prefeito. Ele sabe de toda essa situação em que os professores perderam valores em seus salários, estão recebendo aumento parcelado e a Semed se transformou no maior cabide de emprego de todos os tempos e não toma nenhuma providência.

Com a palavra o MPE (Ministério Público Estadual)!