Nada legal! Unidade de rede de supermercado vende cerveja, biscoito, suco, pão e aveia vencidos. Pode?

A equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) autuou a unidade de Rede de Supermercados Legal localizada na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Grande (MS), por venda de produtos vencidos. O problema tem sido recorrente nas mais variadas redes de supermercados que atuam na Capital, independentemente do tamanho, desde as gigantes do País até as pequenas.

No caso desse supermercado, estavam expostas mercadorias com prazo de validade vencidos, como 46 unidades de cerveja entre latas e garrafas, a maioria delas com vencimento no mês de julho passado, cinco garrafas pet de refrigerantes, além de pão de forma, biscoitos, néctar de frutas, granola, aveia e cinco unidades de massa alimentícia (maruchan).

No local também foram encontrados pão e café em pó sem qualquer informação que pudesse dar certeza de que estavam em condições de serem consumidos, bem como produtos impróprios ao consumo por estarem com embalagens amassadas ou violadas, como foi o caso de conservas (salsichas e seleta de legumes) e pacotes de feijão.

Segundo a denúncias formuladas por consumidores, por meio do aplicativo “Fale Conosco” e do telefone “151”, o estabelecimento comercial tinha distribuído panfletos e folders anunciando algumas ofertas que não coincidiam com os preços cobrados na venda. No entanto, não tinha exemplar que pudesse ser consultado pelas pessoas nas compras ou pela fiscalização de maneira confrontar a divulgação com os preços.