Na alça de mira da Lava Jato e com prisão decretada no Brasil, Cartes pede Habeas Corpus

O advogado Pedro Ovelar, que faz a defesa do ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou, ontem (19), que apresentará um habeas corpus junto à Justiça do Brasil para reverter o mandado de prisão que pesa contra seu cliente. Em entrevista coletiva, ele tentará anular o mandado de prisão que pesa contra o ex-presidente pela suposta conexão com doleiro brasileiro Dario Messer, que já detido no Brasil desde julho deste ano por ligações com o escândalo investigado pela Operação Lava Jato.

Pedro Ovelar indicou que o habeas corpus será levado aos tribunais do Brasil somente na quinta-feira (21) por ser feriado da Consciência Negra no Estado do Rio de Janeiro. Ele disse que Horacio Cartes está à disposição da Justiça do Paraguaia para esclarecer tudo o que é necessário. Da mesma forma, o defensor indicou que, assim que receber qualquer notificação do Brasil sobre o mandado de prisão contra ele, Cartes dará início à defesa.

Para Ovelar, a investigação e o subsequente mandado de prisão contra Horacio Cartes não têm fundamento ou mérito que satisfaça essa decisão. “Os fatos afirmados pelo Ministério Público Brasileiro, tanto quanto tivemos acesso, não violam normas legais no Brasil ou em nosso país, e essa posição é compartilhada por colegas brasileiros. O elo entre Cartes e Messer é o que o Ministério Público brasileiro teria que provar, porque eles são baseados em suposições e suposições sem fundamento”, disse.

Ele continuou: “Nem nas versões eles vinculam Cartes a Messer, nem que eles tenham se comunicado com alguém que a afirma, eles apenas dizem que terceiros conversariam com ele (por Cartes), mas em nenhum momento é confirmado que tal conversa existia, nem que emprestou dinheiro para atender às suas necessidades de defesa legal”.

Só porque são amigos, eles o ligam a uma organização criminosa que se dedica à lavagem de dinheiro, a fugir de divisas, mas não estabelecem um nexo de causalidade entre seu comportamento e os fatos que afirmam, disse Ovelar, casado com a irmã do advogado Álvaro Rojas Vías. Llanes, filho do ministro Llanes.

Álvaro Rojas Vía Llanes, filho do ministro da Corte Carolina Llanes, foi um dos advogados a quem Darío Messer concedeu poder para lidar com seus processos judiciais em 12 de outubro de 2018 na cidade de Salto del Guairá perante o notário Miguel Alberto Bareiro, que certificou que o então fugitivo apareceu diante dele. Em relação a essa situação, a ministra afirmou que seu filho renunciou ao poder no dia em que foi nomeada para a Corte em julho passado.