Mudando a rota: Traficante de maconha do Paraguai usam agora a Bolívia para trazer a droga

A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) descobriu, durante operações realizadas ao longo desta semana, uma nova rota do tráfico de maconha do país vizinho para o Brasil. Trata-se da Bolívia, onde os agentes apreenderam 5,5 toneladas de maconha na fronteira entre os dois países e que seriam trazidas para o território brasileiro.

Segundo a Senad, é uma das maiores apreensões na região do Chaco. A primeira carga de maconha caiu no último domingo (23) na cidade de Gabino Mendoza, onde uma caminhonete Nissan Frontier também foi apreendida e transportava 2,6 toneladas da droga.

A segunda, entretanto, foi apreendida na segunda-feira (26) depois de ser localizada em uma colina na cidade de Eugenio A. Garay. Seu peso total rendeu 2,9 toneladas. Ambas as cargas foram transferidas pelos interventores para a base da Senad localizado em Infante Rivarola, Departamento de Boquerón, onde hoje foi realizada a análise de campo e pesagem.

A Senad também informou que é uma das maiores cargas de maconha apreendidas até hoje no território do Chaco e seu aparente destino final era o Brasil, passando pela Bolívia para fugir da fiscalização das forças policiais brasileiras.

Além disso, a Bolívia também se tornou um “mercado” novo e potencial para o uso da maconha e presume-se que os traficantes enviem a droga em grandes quantidades para trocar por cocaína, enquanto o restante é traficada para o Brasil.