MPE mostrou coragem, denunciou 24 na Coffee Break mas a lista ainda não está completa

integrantes do mpO Ministério Público Estadual através do Procurador Geral de Justiça, Paulo Passos, tomou na tarde dessa terça-feira (31-05) uma atitude corajosa ao denunciar 24 pessoas investigadas na Operação Coffee Break que trabalhou por quase um ano num suposto esquema para cassar o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, PP.

Na lista estão denunciados entre outros o ex-governador André Puccinelli, PMDB, o ex-prefeito Nelson Trad Filho, PTB, e o ex-prefeito cassado, Gilmar Olarte. Os crimes são associação criminosa, corrupção e formação de quadrilha.

A denúncia que tem 361 páginas está agora no Tribunal de Justiça que decide se vai ou não aceitar e se aceita integralmente ou não. Todo o processo tem um volume de 7 mil páginas.

Parte dos denunciados podem responder por dois crimes como associação criminosa e corrupção ativa. Outro grupo por corrupção passiva.

O primeiro estão nos que teriam organizado e planejado as ações. No segundo seriam os que “costuraram” os possíveis acerto para a cassação do prefeito Bernal. Tudo isso em troca de vantagens financeiras e isso aparece nos depósitos realizados em contas de parlamentares, além de cargo na possível administração de Gilmar Olarte, que acabou ocorrendo em 2014.

Já os vereadores foram denunciados por “corrupção passiva”, por terem aceito as vantagens para votar pela cassação de Bernal, que deixou a prefeitura em março daquele ano e voltou em agosto do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Coffee Break.

 O procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, que comandou a coletiva disse que a operação começou com o  compartilhamento de informações da Operação Lama Asfáltica, realizada no dia 9 de julho do ano passado pela Polícia Federal, CGU (Controladoria-Geral da União), Receita Federal e MPF (Ministério Público Federal).

Alguns nomes não aparecem nessa denúncia e devem ser tratados em procedimentos em separado.

O nomes não foram revelados formalmente mas são de duas vereadoras que tiveram os telefones apreendidos durante a investigação além de dois funcionários da Intel Informática, de João Baird, que sacaram alta quantia em dinheiro para alimentar o esquema, segundo o MPE.

Além deles mais um empresário do setor de administração de cemitério que prestava serviço para a prefeitura também é investigado por ter repassado recursos a vereadores no mesmo esquema.

denunciados na coffee

Arte: CGNews

 Personagens Coffee Break

Confira a lista:

João Amorim – empresário

João Baird – empresário

Gilmar Olarte – vice-prefeito afastado do cargo

Mario Cesar (PMDB) – vereador, ex-presidente da Câmara

João Rocha (PSDB) – Atual presidente da Câmara

Flávio Cesar – vereador

José Airton Saraiva (DEM) – vereador

Fabio Portela Machinsky – ex-diretor do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação)

André Puccinelli (PMDB) – ex-prefeito e ex-governador

Nelson Trad Filho (PTB)- ex-prefeito

Luiz Pedro Guimarães – ex-candidato a vereador pelo PP, adversário de Bernal e aliado de Olarte

Raimundo Nonato – ex-assessor de Olarte e empresário

Carlos Eduardo Naegele – empresário e dono do Midiamax

André Scaff – atual procurador jurídico da Câmara

Eduardo Romero – Vereador

Flavio Cesar (PSDB) – vereador

José Airton Saraiva  (DEM)- vereador

Paulo Siufi (PMDB) – vereador

Edil Albuquerque (PMDB) – vereador

Edson Shimabukuro (PTB) – vereador

Jamal Salem (PMDB) – vereador e ex-secretário de saúde na administração de Olarte

Gilmar da Cruz (PRB) – vereador

Valdecy Batista, o Chocolate (PP)-vereador

Carlos Augusto Borges (PPS)- vereador

Comentários estão bloqueados