MPE investiga diversos crimes ambientais em fazenda do Reverendo Moon em Bonito. Vai vendo!

A 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Bonito instaurou o Inquérito Civil nº 35/2008 para apurar crime ambiental em propriedade rural localizada no município e pertencente à Associação das Famílias para a Unificação da Paz Mundial, um movimento religioso criado pelo coreano Sun Myung Moon, conhecido como Reverendo Moon.

Segundo o inquérito civil do MPE, a intenção é apurar eventual erosão rural, inexistência de licença ambiental, ausência de memorial descritivo de reserva legal e degradação de área em APP (Área de Preservação Permanente) e edificações na APP (Área de Preservação Permanente).

Os problemas legais envolvendo as propriedades rurais do movimento religioso do Reverendo Moon não são novos, afinal a Fazenda New Hope, localizada em Guia Lopes da Laguna e considerada a sede principal da Associação das Famílias para a Unificação da Paz Mundial no Estado, tem pendências fiscais, administrativas e ambientais.

A mesma situação também foi registrada nos cerca de 80 mil hectares de terra adquiridos por Moon durante anos 90 nos municípios de Bela Vista, Bodoquena, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. Atualmente, 34 propriedades rurais – avaliadas entre R$ 120 e R$ 150 milhões – pertencem ao patrimônio de Moon, entretanto, metade está judicializada e não pode ser utilizada.

Os imóveis mais valorizados eram parte de um contrato considerado abusivo, firmado com um advogado que transferiu parte das propriedades para o seu próprio nome. O impasse jurídico acabou reduzindo o império do coreano a apenas 17 propriedades, e a atividade religiosa, em mera burocracia.

As terras que ficaram sob responsabilidade da associação ou foram arrendadas, ou estão sob os cuidados dos 21 funcionários mantidos pela entidade. Em Bonito, o Reverendo Moon tem duas fazendas: Aruanã e Mutum, todas sob administração da associação. As terras de Moon na região, apesar de ela ser conhecida mundialmente pelos atrativos naturais, tem a pecuária como principal atividade. Os 23 mil hectares abrigam 1.800 cabeças de gado.