MPE abre inquérito para apurar despejo de esgoto em rio de Bonito que estaria sendo feito pela Sanesul

Se já não bastassem os produtores rurais, agora as águas dos rios e córregos de Bonito também estão sendo poluídos por parte da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). No entanto, a 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Bonito agiu rápido de instaurou o Inquérito Civil nº 06.2018.00000604-2 para apurar o despejo de esgoto do Córrego Bonito.

O inquérito civil, aberto no dia 3 de maio de 2018, está na pauta da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do MPE (Ministério Público do Estado), que está agendada para o próximo dia 12 de março. De acordo com o inquérito instaurado pelo promotor de Justiça Alexandre Estuqui Júnior, as investigações tiveram início após uma denúncia de um morador do Bairro Vila América, em Bonito (MS), feita em setembro de 2017.

Ele revelou ao MPE que o cheiro no bairro era insuportável e era possível de ser sentido por quem passava perto do córrego, que estaria recebendo o esgoto por parte da Sanesul. Em decorrência do mau cheiro, o morador decidiu encaminhar denúncia à ouvidoria do MPE com fotos do córrego.

Após receber a denúncia, o promotor de Justiça Alexandre Estuqui Junior requereu que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) fosse ao local fiscalizar a suposta dispensa irregular de esgoto. Em março do ano passado, os técnicos do Imasul visitaram a Vila América e a Estação de Tratamento de Esgoto de Bonito.

Depois que fizeram as diligências, os fiscais concluíram que “não foram observados lançamentos irregulares ou de efluentes in natura nas áreas fiscalizadas”. Os técnicos chegaram a checar o Córrego Marambaia e o Córrego Bonito, além do Rio Bonito, mas não teriam encontrado nada. No entanto, o caso segue sendo investigado pelo promotor de Justiça.