MP MANDOU! Diretor da Polícia Civil dispensa cunhado mas mantém irmã em bom cargo

decreto-robervalO diretor geral da Polícia Civil, Roberval Maurício, depois de ter ido pessoalmente conversar com o promotor de Justiça do Patrimônio, Alexandre Saldanha, resolveu voltar atrás e dispensar o seu cunhado, Fernando Vila de Paula do cargo de Diretor de Polícia Especializada. O DPE é subordinado diretamente ao diretor geral e responsável por coordenar todas as delegacias especializadas domo Defurv, Derf, Deaji, Garras, Homicídio, Dpca, Deam, entre outras.

decreto-roberval1Fernando que foi guindado a  delegado de classe especial na gestão de Roberval, não ficou no cargo por mais de 10 dias.

No Diário Oficial de hoje o decreto retira o delegado do cargo de diretor do DPE e o devolve o cargo de coordenador. Com isso, de acordo com o MP, De Paula não estaria subordinado diretamente a Roberval, portanto, não demonstraria favorecimento.

Já a irmã de Roberval foi guindada para a coordenação da Academia de Polícia. Com a mesma regra de entendimento do MP, ela não seria subordinada pelo irmão, mesmo assim é um cargo cortejado por delegados por ser estratégico e com menos carga e pressão que uma delegacia exige.

Três denúncias foram protocoladas no MP depois que o Blog do Nélio denunciou o caso na semana passada.

Os decretos estão nas páginas 24 e 25 do Diário Oficial de hoje. Veja abaixo.

https://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO9130_22_03_2016.pdf

 

AS DENÚNCIAS

rozemanO promotor de Justiça Alexandre Saldanha já centralizou três denúncias contra a cúpula da Polícia Civil de MS que teria praticado nepotismo com a nomeação de parentes em cargos de função comissionada e de confiança.

Agora o promotor começa requisitar documentos e a recolher provas, além de depoimentos, para oferecer denúncia ou não com relação as nomeações.

Inclusive será citado o Diretor Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício, para dar esclarecimentos. O promotor Saldanha não quis comentar o assunto porque está no começo dos trabalhos, mas garantiu que vai investigar tudo.

O diretor geral da PC disse ao blog do Nelio que teria consultado o MP sobre a questão, no entanto, nem Alexandre Saldanha e Fernando Zaupa, da promotoria do patrimônio público teriam recebido qualquer tipo de consulta.

COMO FOI

Três denúncias foram protocoladas no Ministério Público de MS pedindo imediata investigação dos atos do diretor geral da Polícia Civil. As denúncias alegam que Roberval Maurício teria praticado nepotismo ao nomear do cunhado, Fernando de Paula, para o DPE – Departamento de Polícia Especializada, e ter guindado a irmã, Rozeman de Paula, para a Academia da Polícia. Cargos de confiança e comissionados.