Motta, São Luiz e Nobre Turismo voltam a ser autuadas por negar benefícios aos idosos. Cambada de…

Nem com a aproximação do Natal, as empresas de transporte interestadual amolecem os corações em relação aos bons velhinhos. Alheias às punições previstas em lei, Viação Motta, Viação São Luiz e Nobre Turismo voltaram a ser autuadas pela equipe do Procon pela irregularidade recorrente de não disponibilizar passagens gratuitas para passageiros idosos.

Durante fiscalização realizada em atendimento às denúncias de consumidores, foram verificadas junto aos guichês dessas três empresas que, apesar de manterem dezenas de linhas ligando Campo Grande a municípios de outros Estados, são mínimas as oportunidades liberadas para idosos com rendimentos de até dois salários mínimos, com a justificativa equivocada de que o benefício somente é previsto para viagens em ônibus convencionais.

A Viação Motta informou que, apesar de a empresa fazer ligação diária com a cidade paranaense de Londrina, ou seja, oito vezes por semana, em apenas uma delas (aos sábados) há possibilidade de liberação da passagem com a ressalva de que há disponibilidade de vaga apenas para o dia 11 de janeiro próximo.

A mesma empresa dispõe de linhas em dois horários diários para Araçatuba, no interior de São Paulo, entretanto a liberação do benefício só ocorre aos sábados e, ainda assim, a possibilidade de haver passagem existe somente para o dia 14 de dezembro, o que dificulta em muito a vida dos possíveis beneficiários que necessitem cumprir algum compromisso antes dessa data.

Em relação à Viação São Luiz, a situação não é diferente e, se for levada em consideração que a empresa mantem o serviço uma vez por dia de segunda a sexta-feira e duas vezes aos sábados, os idosos também têm negligenciado os  seus direitos, uma vez que somente aos sábados os benefício é liberado e, mesmo assim, há a remota possibilidade  de disponibilização apenas para 14 de dezembro, o mesmo ocorrendo em relação à viagem para Goiânia (GO), com 21 linhas  semanais mantidas pela empresa, mas só em três delas com possibilidade de gratuidade.

A outra companhia, a Nobre Turismo, também faz a ligação entre Campo Grande e Rio Verde (GO) duas vezes por dia durante toda a semana. No caso, a transgressão à legislação também se registra uma vez que em somete duas delas o benefício é concedido e, como nas anteriores, não há disponibilidade em menos de 30 dias. A reclamação que se repete é que, mesmo os idosos comparecendo ao terminal rodoviário precisam de muita sorte para serem atendidos.

Vai vendo!!!