Morando ao lado do inimigo! Delegacia é invadida e homem resgatado na fronteira

Em julho do ano passado, a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, cidade sul-mato-grossense localizada na fronteira com o Paraguai, mais precisamente na região de Capitán Bado, foi atacada pelo crime organizado por ser um alvo fácil. Agora, passados pouco mais de 13 meses, o local foi novamente atacado no domingo (8), por volta das 12 horas, quando o policial plantonista, que se encontrava sozinho, saiu por uns minutos em busca de comida para o preso.

Ao regressar, ele encontrou a porta da delegacia arrombada e os cadeados de uma das celas onde se encontrava o preso identificado como Ari Pavam, que estava no local após ter sido detido em flagrante pela Polícia Militar na noite de sábado (7), quando transitava a bordo do Corsa, placa NSD-2563, com registro de roubo-furto. Ainda durante os procedimentos, os policiais militares apreenderam em poder de Ari Pavam uma pistola calibre 45, marca Taurus, carregada com munição estrangeira.

Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, de onde na tarde de domingo, com apoio de desconhecidos que arrombaram a porta da delegacia e posteriormente arrebentaram os cadeados de acesso às celas, conseguiu fugir. Ari Pavam estava no local em razão de o EPAM (Estabelecimento Prisional de Amambai) só receber presos após esses terem uma ordem judicial de prisão, que deve ser emitida pelo Poder Judiciário após a famosa “audiência de custódia”.

Cabe lembrar que a delegacia de Polícia Civil da cidade de Coronel Sapucaia está situada a metros da linha divisória da cidade Paraguaia de Capitán Bado e que o prédio já foi alvo de outras ações de integrantes do crime organizado que atua nessa parte da fronteira com Mato Grosso do Sul. A falta de estrutura do prédio coloca em risco a vida dos policiais civis, que devem realizar sozinhos plantões para atender a população, cuidar de presos e buscar a comida para eles e para os detentos na “Casa Abrigo Municipal”.

A situação só beneficia a ação dos integrantes do crime organizado e do narcotráfico para resgatar seus cúmplices na Delegacia Policial. Em julho de 2016, o local foi alvejado por cerca de 40 tiros e, em julho do ano passado, a delegacia foi atacada por bandidos armados, que tentaram invadi-la. De acordo com a Polícia, a tentativa de invasão ocorreu para resgatar um homem que estava preso no local por tráfico de drogas. Na época, o caso foi investigado pelo delegado Mikaill Gouveia Faria, mas ele ainda não se manifestou sobre o ataque.

Nos últimos três anos, já foram cinco ataques à Delegacia de Coronel Sapucaia. Apesar de a situação ter sido denunciada às autoridades competentes, nenhuma providência foi tomada. Coronel Sapucaia é uma das principais portas de entrada da maconha produzida no Paraguai e da cocaína, que vem da Bolívia e do Peru, trazida por traficantes baseados em território paraguaio. A cidade fica em uma região conhecida por altos índices de criminalidade e pela guerra travada por grupos criminosos brasileiros, escondidos no país vizinho.