Média diária de 48 mortes por Covid-19 no Estado em abril se mantém ainda muito alta

A média diária de mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul continua assustadoramente alta nos primeiros 12 dias deste mês de abril. Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, por dia, 48 pessoas perdem a vida devido à doença.

De 1º a 12 de abril já foram contabilizados 573 óbitos, enquanto desde o início da pandemia, em março do ano passado, o número de mortes já soma 4.907. Além disso, a média diária de contaminados no mês de abril está em 1.061 casos por dia, sendo que em 12 dias foram 12.732 casos confirmados, totalizando 230.189.

Apenas nesta segunda-feira (12), foram 37 mortes e 770 infectados por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, sendo que quase um terço dessas vítimas tinham menos de 60 anos de idade.

A Secretaria Estadual de Saúde explica que a presença de duas variantes do novo coronavírus no Estado – a P1 e P2 – têm feito mais pacientes, de faixas etárias mais jovens, morrerem pela doença. O Brasil já confirmou a P3 e há estudos sobre a P4.

De acordo com o documento, a macrorregião de saúde de Campo Grande, que engloba 19 outros municípios, apresentou taxa de ocupação de 105% de suas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Isso significa que todos os leitos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) estão ocupados, e que ainda há excedente de 5% de pessoas em leitos improvisados e inadequados, ou que ainda não foram mapeados oficialmente pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, há mais de 1,2 mil pacientes internados em todo o território sul-mato-grossense.