Matança na fronteira continua e fim de semana tem mais duas execuções, totalizando 94 no ano

O fim de semana na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul foi violento e teve um saldo de duas execuções, uma em Pedro Juan Caballero (PY) e outra em Ponta Porã (MS). Com mais esses dois assassinatos, o número de homicídios cometidos por pistoleiros na região sobe para 94 somente neste ano, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março, 8 em abril, 9 em maio, 20 em junho, 17 em julho e 5 em agosto.

A primeira execução do fim de semana foi de um comerciante, que foi morto a tiros na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero na fronteira com Ponta Porã (MS). A vítima foi identificada como Juan Carlos Cabañas Arce, 35 anos, que, na tarde sábado (10), se encontrava arrumando o veículo em uma oficina situada na Rua 15 de Agosto, no Bairro Bernardino Caballero, quando chegaram os pistoleiros a bordo de uma motocicleta e realizaram vários disparos de pistola calibre 9 mm na altura da cabeça do paraguaio, que faleceu antes mesmo de receber socorro.

Segundo os familiares, a vítima realizava empréstimos e penhora de bens e desconheciam se ele tinha sofrido alguma ameaça, mas, acredita-se que a execução poderia ter relação com a movimentação financeira que Juan Cabañas fazia e que alguém, para não pagar a dívida, teria optado por mandar executar o comerciante.

O segundo assassinato foi no Bairro Altos da Gloria, em Ponta Porã (MS), quando pistoleiros invadiram a residência e executam a tiros o jovem com passagem pela Polícia. Trata-se de Gabriel Rosa Miranda, 19 anos, que na tarde de sábado (10), por volta das 16h30, se encontrava na residência situada na Rua dos Bandeirantes, preparando-se para assistir um jogo de futebol na televisão.

Nesse momento, chegaram os pistoleiros a bordo de uma motocicleta e, ao encontrarem o portão aberto, entraram na residência, onde realizaram cinco disparos de pistola do calibre 9 mm contra a vítima, que faleceu antes mesmo de receber socorro médico.

Populares imediatamente alertaram sobre o caso à Polícia Militar, que, após constatar a veracidade do caso, isolaram a área até a chegada dos agentes da Polícia Técnica e dos investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) coordenado pela delegada Mariane de Souza, que realizaram os procedimentos de praxe e encaminharam o corpo ao IML para posterior entrega aos familiares.

A execução do jovem poderia ter relação com um ajuste de contas do narcotráfico, mas a Polícia não descarta nenhuma hipótese que será investigada pela Segunda delegacia de Polícia Civil em Ponta Porã.

Prisão

No domingo (11), um brasileiro que se dedicava supostamente à pistolagem foi preso minutos após atacar a tiros ocupantes de um veículo na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. Ele foi identificado como Aparecido Maia, 49 anos, oriundo do município de Xambre (PR), que transitava a bordo de uma motocicleta da marca Honda, modelo CB 1, cor preta, placa GAL-168, do Paraguai, pela Avenida Carlos Dominguez esquina com a Rua Fernando de La Mora, onde se encontravam os ocupantes de um veículo tipo Fiat cor branca.

O pistoleiro atacou os ocupantes do veículo com sete disparos de pistola calibre 9 mm e acabou preso minutos depois nas imediações pelo GEO (Grupo de Especial de Operações) da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero, que chegaram a visualizar o ataque aos ocupantes do carro, que fugiram do local tomando rumo ignorado após os disparos do pistoleiro.

Em poder de Aparecido Maia, os agentes do GEO apreenderam a motocicleta e uma pistola do calibre 9 mm da marca Glock, munições, três aparelhos de celular e sete chips de várias operadoras de telefonia. Conforme os policiais do GEO, os mesmos realizavam patrulhamento pela região quando visualizaram o ataque e imediatamente saíram em perseguição ao ocupante da motocicleta, que chegou a realizar disparos contra a viatura, que optou por atropelar a motocicleta e realizar a prisão do brasileiro.

Ele tinha em aberto uma ordem de captura no Paraguai por roubo à mão armada e poderia ser o autor de outros homicídios ocorridos nesta parte da fronteira com o Estado do Mato Grosso do Sul. Os investigadores da Divisão de Homicídios solicitaram informações das autoridades brasileiras, que informaram que ele teria sido preso no ano de 2015 pela Polícia Federal no município de Sidrolândia (MS) e deveria estar utilizando tornozeleira eletrônica.