Marquito vai exonerar diretoras para colocar um novo time punindo ainda quem ajudou na eleição

O Blog do Nélio recebeu a denuncia de que nesta semana a população de Campo Grande terá mais um exemplo do “modus operandi” do prefeito Marquito Trad à frente da Prefeitura da Capital. Ele deve iniciar a temporada de “caça às bruxas” e autorizar a demissão ou exoneração de 70 diretoras das escolas municipais e dos Ceinfs (Centros de Educação Infantis).

O critério das exonerações, conforme foi apurado é o QI (Quem Indicou) e não o técnico, como deveria ser o usual para os ocupantes de tais cargos. O facão, empunhado pelo prefeito Marquito Trad, vem sendo anunciado pelo Semed (Secretaria Municipal de Educação) há cerca de duas semanas e, nesta, as cabeças devem rolar.

O curioso é que na lista estão diretoras que ajudaram na campanha de Marquito Trad à Prefeitura no 2º turno, ou seja, o prefeito vai pagar com traição quem lhe estendeu a mão nas eleições passadas, bem típico do cidadão, que quando era deputado estadual, brigava contra taxas e tarifas de energia elétrica e, ao assumir, já garantiu o retorno da cobrança pela iluminação pública, que estava suspensa.

No entanto, as demissões das diretoras das escolas do município e das creches já é praxe na Prefeitura, que insiste em adiar a eleição direta para o cargo, como já acontece nas escolas da rede estadual. No início do ano passado, na então gestão do prefeito Alcides Bernal, “O Senhor dos Buracos”, fora mais de 50 diretoras demitidas.

As exonerações geraram polêmica, especialmente, por parte da Câmara de Vereadores, que convocou por duas vezes a então secretária municipal de Educação, Leila Machado, para explicar o motivo. Alcides Bernal, por sua vez, ressaltou que a escolha foi meramente técnica e como forma de “oxigenar” e dar oportunidade para novas pessoas na direção.

A mesma desculpa deve ser utilizada pela atual administração. Afinal, qualidade na educação passa longe do senhor prefeito, assim como passou na gestão do seu antecessor.