“Marquito mãos de tesoura”. Sem avisar nada prefeito corta 30% do salário de diretores de escolas e creches

A forma arrojada de administrar do prefeito de Campo Grande, Marquito Trad, voltou a fazer estrago entre à noite de ontem (04/07) e a manhã desta quarta-feira (05/07). Sem aviso prévio ou pelo menos uma sugestão, ele cortou, em 30%, os salários dos 262 diretores e adjuntos das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) e dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

A surpresa desagradável está fazendo com que muitos dos atingidos pensem em entregar o cargo, pois, com o corte, a nova remuneração não compensa o sacrifício que é comandar uma escola ou um Ceinf sem a mínima infraestrutura necessária e muito menos guardas patrimoniais, além da falta de merenda, de uniformes e de material escolar.

Segundo fontes ouvidas pelo Blog do Nélio, além da falta de estrutura, a carga horária desses profissionais passam de 10 horas por dia fácil, sendo que alguns chegam a ficar até 12 horas à disposição do cargo por dia. Sem contar que, toda semana, eles são “convocados” a participar dos eventos do prefeito Marquito para fazer volume na plateia e bater palmas para as “boas ações” do administrador.

Os diretores ainda são obrigados a fazer “carretos” para a Prefeitura, pois ela não disponibiliza nem transporte para a merenda e para outros produtos necessários para a manutenção básica das unidades de educação do município. E você pensa que o prefeito reembolsa os diretores com o combustível gasto? Nem um centavo, o gestor que se vire e os descontentes que pensam para sair.

Por isso, a ACP, sindicato que representa os professores de Campo Grande, é a favor urgente de eleições diretas para diretores, pois, dessa forma, eles deixam de serem subordinados a todos os absurdos do prefeito Marquito Trad. A justifica da Prefeitura para o corte nos salários dos diretores é a falta de recursos nos cofres, mas, ao mesmo tempo, o prefeito não para de contratar comissionados para acomodar esse ou aquele apadrinhado político.

Enquanto isso, mais uma vez, a educação, que deveria ser prioridade da atual gestão ao lado da saúde, é novamente penalizada. Cortar 30% dos salários de secretários municipais é uma coisa, pois eles ganham mais de R$ 15 mil, agora de diretor, que muitos não recebem nem R$ 4 mil, já é sacanagem.