“Marcha soldado…se não marchar direito…” Coronel repreende soldado por ter criticado atuação do Estado

O Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado – Comandante do batalhão da PM de Ponta Porã mandou instaurar um Procedimento de Apuração Disciplinar (PAD), contra o soldado Lucas Gonçalves Fonseca, pois ele teria feito comentários tecendo críticas contra a atual administração do Governo de Mato Grosso do Sul.

Segundo foi apurado pelo Blog do Nélio, o Tenente Coronel Centurião teria ficado descontente com comentários feitos pelo Soldado Lucas, pelo fato dele ter criticado alguns pontos da gestão do Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) via mensagens de texto do aplicativo “Whats App.

Ao mesmo tempo em que o Tenente Coronel Centurião cobra explicações de um soldado, por ter criticado a Administração do Estado, outros servidores públicos têm realizado diversas manifestações no mesmo sentido, questionando a falta de correção salarial que não tem sido paga pelo Governo. Inclusive diversos Policiais Civis estão acampados em frente a Sede do Governo no Parque dos Poderes em Campo Grande, cobrando uma proposta de reajuste do Governador Reinaldo Azambuja.

Por outro lado, representantes das Associações dos Militares tem realizado diversas reuniões com os associados, cobrando engajamento e apoio nos pleitos encabeçados pelos dirigentes das entidades, que tentam sensibilizar o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobre a necessidade de atender os pleitos da categoria.

Por esse motivo a ordem de apuração disciplinar causou revolta entre os demais Policiais Militares, que entenderam como arbitrária a tentativa de punir o Soldado Lucas, por ter reclamado da falta de correção salarial e de aumento durante a atual gestão.

 

Perfil

O Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, em 2009, quando era Capitão, foi condenado a quase dois anos de reclusão, por ter lesão corporal leve.

Segundo a Denúncia, no dia 19 de outubro de 2004, Waldomiro Centurião Machado, teria agredido Thiago de Andréa Nahabedian – um funcionário de um Centro de Educação Infantil (CEINF) do Conjunto Oliveira II.

Centurião e um outro militar teriam algemado e agredido Thiago a socos e pontapés. A dupla ainda o teria colocado num pau de arara e enfiado um saco plástico em sua cabeça, fazendo-o desmaiar cinco vezes.

 

Mesmo com indícios de prática de tortura na descrição dos fatos que configuraram o crime, o que poderia automaticamente resultar na perca da função pública, o oficial foi condenado somente por lesão corporal leve, e depois entrou com diversos recursos tentando anular a decisão de primeira instância.

 

Atualmente, embora tenha pretensões de punir um soldado que teceu críticas contra administração pública, o Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado mantém um Blog na Rede Mundial de computadores, onde escreve abertamente sua opinião sobre diversos assuntos jurídicos.