Máquina mortífera não para! Mais um policial paraguaio é assassinado a tiros na fronteira

E a violência na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul não dá trégua mesmo com o avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) e mais um policial do país vizinho foi executado a tiros. Trata-se do suboficial da Polícia Nacional do Paraguai, Antonio Alvarenga, que foi assassinado na tarde de ontem (11) em frente à própria residência no Bairro Villa Real, em Yby Yaú, cidade paraguaia que fica a 100 quilômetros da fronteira com Ponta Porã (MS).

Com mais essa execução, o número de assassinatos na região desde o início deste ano chega a 41, sendo 8 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 12 em março, 8 em abril e 3 em maio. De acordo com informações da Polícia Nacional do Paraguai, o policial estava em frente de casa quando pistoleiros chegaram e atiraram várias vezes contra ele, que morreu na hora.

Antonio Alvarenga era do corpo de investigadores de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), e estaria de folga. Peritos da Polícia Nacional estiveram no local juntamente com membros da promotoria local e, por enquanto, não há suspeitos pelo crime, mas trabalhasse com a hipótese de que seja acerto de contas do tráfico de drogas na região.

O pai da vítima, Luis Alvarenga, teria presenciado a execução do filho e contou à Polícia Nacional que Antonio e ele estavam sentados na frente de sua residência, quando os criminosos chegaram de veículo ao local e começaram a atirar.

Ele teria se jogado no chão para não ser atingido pelos disparos, enquanto Antonio saiu correndo, porém, acabou sendo baleado a cerca de 50 metros, morrendo na hora. Conforme o comissário Mariano Echeverría, chefe da 7ª Delegacia de Polícia Nacional do Paraguai em Yby Yaú, a vítima foi atingida por disparos de pistola calibre 9 milímetros.

No sábado (9), o ex-oficial da Polícia Nacional do Paraguai, Ivan Bazam Salinas, de 46 anos, foi executado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Ele estava no interior da residência localizada na Rua 15 de Agosto, entre as ruas General Roa e Cerro Corá, no Bairro Bernardino Caballero.

Dois homens chegaram em uma motocicleta ao local e abriram fogo, matando o ex-policial. Os desconhecidos disparam várias vezes contra Ivan Salinas, que foi atingido nas costas por pelo menos quatro tiros de pistola calibre 9 milímetros e morreu na hora. Ele ainda tentou fugir para dentro da luxuosa caminhonete Toyota Fortune, placa BHP-874, do Paraguai, mas não conseguiu.

Peritos da Polícia Nacional estiveram no local fazendo os levantamentos e ouvindo as testemunhas. Ainda não há suspeitos do crime e muito menos a motivação de mais uma execução na fronteira. Porém, tudo indica que é mais um acerto de contas do narcotráfico que controla a região de fronteira seca entre o Paraguai e o Brasil.