Mais uma execução na fronteira e nem “Pai de Santo” foi poupado, Religioso executado a tiros.

O “pai de santo” Eutimio do Nascimento, 65 anos, mais conhecido como “Tino”, foi executado a tiros, ontem (4), em Ponta Porã (MS), cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY), por pistoleiros, que invadiram a residência da vítima e teriam anunciado um falso assalto. Trata-se do 21º assassinato somente neste ano na região fronteiriça de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, sendo 11 execuções em janeiro, 9 em fevereiro e 1 em março deste ano, a maioria relacionada com a guerra entre as facções criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) pelo controle do tráfico de drogas e armas.

No caso do “pai de santo”, a execução aconteceu por volta das 11h40 de segunda-feira (4), quando ele se encontrava em sua residência, situada na Rua Januário Rodrigues Paes, no Bairro Jardim Planalto, em Ponta Porã (MS). Os pistoleiros chegaram e anunciaram um “falso” assalto, fazendo que a vítima se deitasse no chão da cozinha da residência. Neste momento, os criminosos efetuaram cinco disparos de pistola calibre 9 mm, que atingiram as costas e a cabeça de “Pai Tino”.

Em seguida, os pistoleiros fugiram do local sem levar nada a bordo de uma motocicleta, confirmando a hipótese de que se tratava de uma execução e não de um latrocínio – roubo seguido de morte. O crime chocou moradores da região onde o proprietário do Centro Espírita de Umbanda era bastante conhecido ao realizar ações sociais e apoiar as pessoas sem condições financeiras e por ser um dos umbandistas mais antigo da região de fronteira.

Populares imediatamente alertaram a Polícia Militar, que, após constatar a veracidade do fato, isolou o local e comunicou o caso aos investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil e agentes da Polícia Técnica, coordenados pela delegada Marianne Cristine de Souza, que realizaram os procedimentos de rigor e posteriormente recolheram as evidências no local do crime e encaminharam o corpo ao IML da cidade para realizar a entrega aos familiares.