Mais de 2 toneladas: Polícia do Paraguai apreende o maior carregamento de cocaína da história do país

Uma carga de cerca de 2.200 quilos de cocaína foi apreendida ontem (6) por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) e do Ministério Público em uma operação realizada em Yby Yaú. É a maior apreensão da droga no país vizinho e, conforme a Polícia, pertencia ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e seria levada para o Brasil.A apreensão foi realizada em uma propriedade rural da colônia Cerro Memby, em Yby Yaú, e foi conduzido por agentes da Senad e funcionários do Ministério Público, tendo ainda o apoio da FTC (Força Tarefa Conjunta).

O promotor de Justiça Armando Cantero, da área especializada no combater ao narcotráfico de Pedro Juan Caballero, explicou que a carga de 64 sacos de cocaína foi distribuída em duas caminhonetes, uma Ford F250, placa UAJ-307, e uma Toyota Hilux, sem placa, sendo que os motoristas fugiram com a chegada da Polícia.

No entanto, durante o transcorrer da operação, três suspeitos foram presos, sendo dois homens e uma mulher, identificados como Panfilo Barrios, Mario Ramón López Ibáñez e Sandra Coronel Zunilda. “Esses dois veículos entraram em uma propriedade rural localizada em Yby Yaú e os intervenientes fizeram o mesmo, atrás deles. Mas quando notaram a presença do contingente operativo, eles entraram em uma área arborizada, onde abandonaram os desembarques e entraram em uma montanha”, disse Cantero.

O ministro da Senad, Arnaldo Giuzzio, disse que, quando o carregamento de cocaína entrou no país vizinho, passou por vários controles policiais antes de ser apreendido. Quanto à sua origem, acredita que seja da Colômbia, Peru ou Bolívia e que seu destino final era o Brasil, onde ela deveria ser distribuída entre os membros da facção criminosa para a venda e consumo durante o Carnaval nas grandes cidades brasileiras.