Made in Brazil! Criminosos da fronteira se vestem de policiais para roubar casa de câmbio

O crime organizado no Paraguai começou a utilizar uma prática muito comum no Brasil: usar uniformes de policiais para praticar assaltos. Na terça-feira (10), em Ciudad del Este, cidade paraguaia que faz fronteira com Foz do Iguaçu (PR), uma câmera de segurança flagrou um assalto praticado por criminosos usando uniformes da Polícia Nacional do Paraguai e coletes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai).

Os homens desconhecidos agrediram um cambista e teriam levado US$ 120 mil. O ataque ocorreu nas primeiras horas de terça-feira em plena via pública, mais precisamente na Avenida Monseñor Rodríguez esquina com a Rua Luis María Argaña, no centro de Ciudad del Este.

Segundo o boletim de ocorrência, Amado Cardozo Ferreira, 48 anos, um cambista domiciliado em Ciudad del Este, foi atacado por quatro homens desconhecidos, que estavam uniformizados e desceram de um veículo. Eles carregavam facas, armas de fogo e máscaras, trajando uniformes semelhantes aos usados pela Polícia Nacional e com coletes da Senad.

Os indivíduos desconhecidos exigiram que a vítima lhe desse uma bolsa contendo dinheiro, seus três telefones celulares e até uma arma de fogo que ele possuía para proteção. Depois do espólio, os criminosos retornaram ao veículo, um sedan Honda Civic de cor prata, e fugiram.

Mais tarde, o veículo foi abandonado na Rua Piribebuy, entre as ruas Eusebio Ayala e Monsenhor Cezdich. Franz Gerbrand Penner foi identificado como o proprietário do veículo e informou que o carro teria sido roubado em Foz do Iguaçu na semana passada.