Lugar de todos os sabores vende de cerveja a pirulitos vencidos. E você consumidor, ‘papou’ lá?

A falta de respeito com os consumidores não se restringe mais às lanchonetes localizadas na periferia de Campo Grande e até os estabelecimentos de bairros nobres da cidade estão apelando para o “podrão”. Em diligência em uma das mais tradicionais lanchonetes da Capital, a Áquila Burger, a equipe do Procon detectou diversas irregularidades.

Entre os problemas encontrados está a presença de vários itens com prazo de validade expirado ou sem quaisquer informações que pudessem orientar o consumidor a respeito de validade, procedência ou composição. O Procon ressalta que, por se tratarem de produtos com alto índice de consumo, se faz ainda mais relevante a manutenção dentro das normas previstas em legislação.

Ao todo, a fiscalização flagrou 83 produtos, que vão de cervejas a pirulitos, impróprios para o consumo por estarem vencidos, alguns desde junho, ou pela ausência de informações. Entre embalagens de 350 ml e dois litros existiam 17 unidades de refrigerantes, cinco garrafas de cerveja e 18 bombons, com data de validade expirada.

Em se tratando de ausência de informações essenciais, estavam disponibilizados aos clientes 16 garrafas de cerveja, 3 embalagens de molho de pimenta e 24 pirulitos, estes sobre o balcão. Observa-se que a ingestão desses produtos poderia, inclusive, originar problemas à saúde. Todos os itens impróprios foram inutilizados, de maneira a não terem condições de voltarem a ser comercializados e descartados na presença da equipe do órgão de defesa do consumidor.