Lojas de chineses no centro da Capital sonegavam impostos, pelo menos 10 foram autuadas

A força-tarefa composta pelo Procon, Decon (Delegacia do Consumidor), Dedfaz (Delegacia de Defraudações) e Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) divulgou o balanço da operação contra as lojas de importados concentradas no centro de Campo Grande (MS) e, no total, 10 estabelecimentos, a maioria de propriedades de imigrantes chineses, foram autuados por inúmeras irregularidades, incluindo sonegação de impostos.

Segundo a força-tarefa, a operação foi fruto de planejamento de quase 30 dias dos órgãos participantes, liderados pelo Procon, que encontraram centenas de itens apresentando irregularidades diversas, que vão desde a não emissão de nota ou cupom fiscal até a falta de comprovação de procedência dos produtos à venda. Durante o trabalho foi recorrente encontrar, também, produtos com prazo de validade expirado, sem informações essenciais ao consumidor e, quando os ostentava não ocorria em língua portuguesa.

Além das 12 empresas visitadas na segunda-feira (28), três outras receberam a fiscalização ontem (29), tendo gerado auto de infração em duas delas devido às irregularidades. Na Mega Comercio e Variedades e Belíssima, foram descartados por estarem vencidos ou não conterem informações 1.014 unidades de batons diversos, 70 frascos de cosméticos, sabonete líquido e condicionadores.

Além disso, nenhuma das lojas visitadas tinham exemplares do Código de Defesa do Consumidor e, consequentemente, a placa que pudesse divulgar a sua existência. A operação realizada se trata, na realidade, de uma primeira fase, pois uma outra, mais ampla, já vem sendo estudada e deverá ocorrer ainda neste ano, dias antes das festas de fim de ano, como forma de dar aos consumidores certeza de aquisição de produtos de boa qualidade.